– MAR 28, 2022

Engenheiro Eletricista: o que faz a profissão

O Engenheiro Eletricista é o profissional formado capaz de trabalhar com estudos e aplicações da eletricidade. O curso de graduação em Engenharia Elétrica tem duração média de cinco anos, e a atuação desse profissional no mercado de trabalho é bem ampla. Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual área da engenharia seguir, temos um conteúdo super bacana em nossa rede social contando sobre as principais características de cada uma delas, confere aqui

Mas, se você já está convicto que a Engenharia Elétrica é o seu caminho, porém ainda não sabe muito bem o que te espera pela frente, o conteúdo de hoje é para você!

Estudante de Engenharia Elétrica na Doctum Caratinga
Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica na unidade Doctum Caratinga

Por que investir na graduação em Engenharia Elétrica?

Se você andou pesquisando sobre a área, se deparou com a possibilidade de fazer cursos técnicos como o de eletrotécnica ou cursos profissionalizantes como de eletricista, que seguem algumas bases semelhantes ao curso de graduação em Engenharia Elétrica. Contudo, a área de atuação é um pouco diferente nos três casos:

• O Engenheiro Eletricista tem um leque mais amplo e mais complexo do que os demais. Esse profissional pode atuar nas seguintes áreas: sistema elétrico de potências, geração de energia, usinas, automação industrial, eletrônica, projetos, telecomunicações, dentre outros. Além do diploma de graduação, que por si só já é um grande diferencial.

• Quem opta por fazer um curso profissionalizante como o de eletricista, ou mesmo um técnico terá um tempo de formação menor, em média dois anos. Porém, a área de atuação é mais restrita nesses casos, os estudantes podem optar por seguir cursos de base, ou algumas poucas especializações como eletricista montador e instalador predial, por exemplo.

imagem com alguns jovens, uma mulher negra de uniforme de enfermagem azul, dois homens branco com uniforme de técnico junto ao texto: cursos técnicos da Doctum, formação profissional mais perto de você e o valor da mensalidade e matricula

O que você aprende no bacharelado de Engenharia Elétrica?

Começo esse tópico já te contando que a matemática é uma das bases do curso de graduação em Engenharia Elétrica. Em alguns períodos você terá a famosa disciplina de Cálculo I, II, II… Assim como outras matérias base como física, computação e química. Se a área de exatas é o seu match perfeito, pode cursar sem medo.

Ao final da formação, os profissionais estarão capacitados na teoria e, também, na prática, para lidar com equipamentos elétricos, comerciais, prediais e industriais. A Engenharia Elétrica é uma profissão que está presente em nosso dia a dia, desde o funcionamento de uma lâmpada, computadores, celulares indo até à geração de energia renovável.

Um bom profissional deve buscar uma boa faculdade

A formação do Engenheiro Eletricista, assim como de qualquer outra área, tem uma parcela muito grande na qualidade do profissional. Por isso, sempre falamos por aqui que após a escolha do seu curso, o próximo passo é buscar uma ótima instituição de Ensino Superior, que seja reconhecida pelo MEC.

Você deve se atentar, também, a uma faculdade que tenha uma boa infraestrutura, corpo docente preparado e, que gere oportunidades além da sala de aula. E, na Rede de Ensino Doctum você encontra tudo isso e mais um pouco. Além do curso de Engenharia Elétrica, ofertado nas unidades de Caratinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Teófilo Otoni e Vitória, na Doctum você encontra cursos nas outras áreas da Engenharia como: ambiental, civil e de produção.

Contudo, é importante ressaltar que para exercer a profissão de Engenheiro Eletricista é necessário obter o registo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.

imagem de um rapaz sorrindo com uma mochila nas costas com o texto conectado ao mercado ao lado o texto processo seletivo 2022 presencial/semi/ead; inscrições abertas ingresse agora clicando aqui

Quanto ganha um Engenheiro Eletricista

Segundo dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, os diplomados com curso superior de quatro anos ou mais recebem o mínimo de 6 salários mínimos nacionais para 6 horas trabalhadas.

O mercado de trabalho, além da remuneração, tem muito espaço para que o profissional em Engenharia Elétrica encontre o melhor caminho. Alguns fatores como: o crescimento populacional, aumento das obras na construção civil e a própria indústria que segue forte no país, fazem com que a área seja bastante aquecida.

A geração de energia é um tema muito atual e os impactos dela são vividos diariamente e diretamente na população. Seja na conta de energia elétrica com valores que aumentam a cada ano, seja nos sistemas de telefonia que contratamos. Por isso, um bom Engenheiro Eletricista encontra ótimas oportunidades, e o seu trabalho impacta a vida de milhares de pessoas.
Seguir áreas alternativas como o empreendedorismo também é um caminho possível. Como, por exemplo, no caso dos alunos do curso de Engenharia Elétrica da Doctum que desenvolveram um projeto de acessibilidade incrível. E ainda há muito a se fazer e diversos caminhos a seguir.

Conhecendo mais o que faz a profissão do Engenheiro Eletricista você já está preparado para tomar a sua decisão e começar quanto antes a sua graduação. Boa sorte!