JÚLIA SANTOS – FEV 5, 2020

O que um Engenheiro Ambiental faz?

Os efeitos do aquecimento global e do uso descontrolado dos recursos naturais já são assustadores, mostrando que controle, intervenção e consciência são mais do que necessários. O trabalho do engenheiro ambiental é proteger esse meio em que vivemos. O profissional promove o desenvolvimento sustentável das mais diferentes formas e tem um campo de atuação variado.

A profissão de engenheiro ambiental é considerada uma das carreiras do futuro justamente pelo aumento da preocupação com questões como fontes de energia limpa, controle da poluição, descarte de resíduos sólidos e saneamento.



As vagas para estes engenheiros podem ser encontradas mais facilmente em empresas que tenham um grande impacto ambiental como estações de tratamento de água e esgoto, indústrias de mineração, petróleo e gás. Na esfera pública há lugar em  entidades e órgãos que tenham ligação direta com o meio ambiente.


Como é o curso de Engenharia Ambiental

Antes de entrar no mercado de trabalho é preciso primeiro frequentar a graduação e receber as bases que nortearão toda a prática profissional. O curso tem a duração de 5 anos e garante um diploma de bacharelado, assim como as outras Engenharias. 

Estudar Engenharia Ambiental é se aprofundar em uma área que é tipicamente de Exatas, mas que possui aspectos de Ciências Biológicas. Disciplinas como Ecologia Aplicada, Biologia Ambiental e Química Orgânica estarão lado a lado na estrutura curricular com Geometria Analítica, Álgebra Linear, Física e Cálculo.

Para poder enfim receber o seu certificado, o futuro profissional terá que entregar um trabalho de conclusão de curso e ainda realizar um estágio supervisionado. São 10 períodos intensos de aprendizado com uma vertente teórico-prática que aproxima muito o meio acadêmico com o exercício da atividade.

Uma vez concluído o curso, o agora engenheiro precisa fazer o seu registro junto ao CREA/CONFEA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia/Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) para que seja um profissional reconhecido e possa atuar.


Funções e salários 

Por falar em CONFEA, é este órgão que regula exatamente quais as atribuições de um engenheiro ambiental e o que ele está habilitado a fazer. O documento que fala sobre o assunto é a Resolução n. 218/1973, onde estão também listadas as competências das outras Engenharias.

Algumas das atividades atribuídas a este profissional são:

> Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
> Estudo de viabilidade técnico-econômica;
> Padronização, mensuração e controle de qualidade;
> Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica;
> Supervisão, coordenação e orientação técnica;
> Fiscalização de obra e serviço técnico.

De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho, o salário de um engenheiro ambiental pode ir de R$ 5.941,36 a R$ 9.837,71.

Se procura uma carreira com perspectiva de futuro, preocupações ambientais e bons salários, essa área combina tudo isso. O próximo passo é investir em um curso superior de qualidade e em uma instituição de ensino de confiança  para garantir o sucesso!



Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.


Escrito por Júlia Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.