JÚLIA SANTOS – DEZ 26, 2019

Profissões do futuro: as 3 carreiras que estarão em alta

A dinâmica do mercado de trabalho está em constante mudança e os empregos de sucesso de hoje certamente não são os mesmos de décadas atrás. Pensando assim, quais são as profissões do futuro? Que áreas terão maior destaque daqui a alguns anos e como se preparar agora para acompanhar essas tendências mais tarde?

Ao pensar como serão as profissões do futuro, devemos nos lembrar também que muito do que nós conhecemos agora vai deixar de existir em breve. O relatório The Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial, de 2016, previa o desaparecimento de mais de 7 milhões de empregos. As áreas não deixaram de existir, mas foram modernizadas e houve redução nos postos de trabalho em setores como Manufatura, Produção, Design e Entretenimento.



Os recrutadores irão em busca de profissionais cada vez mais versáteis e dinâmicos, com conhecimentos diversificados. Facilidade em lidar com dispositivos tecnológicos será indispensável, independente do setor.

Conheça agora 3 carreiras que terão destaque nos próximos tempos e veja como começar a seguir por esses caminhos.


Programador/Desenvolvedor

Não tem como abrir a lista sem falar nessas profissões do futuro, aliás,  já estão bastante presentes agora. Os programadores e desenvolvedores vieram para ficar. 

Ao que tudo indica, softwares, aplicativos e todos os outros tipos de dispositivos tecnológicos vão continuar sendo o centro das atenções. E por trás de cada um deles está o trabalho dos programadores e desenvolvedores. 

Para começar na carreira, vale investir em uma graduação em Ciência da Computação. Depois a dica é não parar com as atualizações, porque para trabalhar com tecnologia é preciso estar sempre bem informado.


Especialistas em clima e meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente tem sido crescente, felizmente. Em um momento em que os recursos naturais começam a esgotar e que a poluição começa a se tornar insustentável, é fundamental encontrar soluções para manter o progresso de uma forma menos agressiva.

Dessa forma, os especialistas em clima e meio ambiente surgem como profissionais preparados para auxiliar empresas e a sociedade civil nesse processo. Eles podem atuar na gestão de resíduos e reciclagem de forma mais eficiente, por exemplo.

Uma graduação que já existe e que pode ser bastante útil para quem quer seguir por este caminho é a de Engenharia Ambiental. Normalmente, é ministrada como curso presencial, além de cursos semipresenciais e EaD, e tem uma duração de cinco anos.



Big Data

A impressionante quantidade de informação que circula precisa ser constantemente armazenada, catalogada e analisada. É esse o trabalho do Big Data, que já é relevante agora e continuará sendo com ainda mais intensidade no futuro.

Esse profissional multidisciplinar pode começar o seu percurso com um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que existe como graduação a distância ou tradicional.

A conclusão que podemos tirar com esse post é que, na verdade, o futuro começa hoje e a melhor forma de nos prepararmos é investindo em um ensino superior de qualidade.



Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.


Escrito por Júlia Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.