– ABR 18, 2022

O que preciso saber antes de entrar na faculdade

Entrar na faculdade é o sonho de muitos estudantes que carregam expectativas altas. Mas, o que você precisa saber antes de entrar na faculdade para que a sua experiência seja ainda mais incrível?

Antes de entrar na faculdade deve estar claro que a sua rotina irá mudar, a partir deste momento todos os esforços devem ser direcionados para a conquista do seu objetivo. Portanto, para que você não seja pego de surpresa durante a sua jornada na faculdade, continue a leitura que vamos dizer como é a vida de um universitário!

Você escolheu o curso dos seus sonhos e vai amar todas as disciplinas

Se você se matriculou no curso dos seus sonhos o resultado será positivo para focar nos estudos. Mas não quer dizer que você vai amar todas as disciplinas da sua grade curricular, sempre tem alguma que você não vai achar interessante.

É super normal acontecer este fato! Mas você deve focar que as disciplinas são importantes e fazem parte da composição do seu aprendizado. Desta forma, é muito mais fácil você entender que poderá ter uma disciplina na faculdade, em algum dos semestres, que não será de seu agrado. Confia!

Muita informação ao mesmo tempo

Entrar na faculdade é o primeiro desafio a ser vencido. Estando lá dentro, você vai vivenciar uma rotina um pouco diferente do que estava acostumado no colégio. Por isso, a disciplina e a organização serão seus maiores aliados para lidar com o dia a dia de matérias, tarefas e provas que, se não tiver atenção,  podem ir se acumulando.

Uma dica bem bacana é você criar o hábito de estudar diariamente. Você pode utilizar de ferramentas e aplicativos para te auxiliar nisso, caso não seja o seu forte.

Experiências além da sala de aula na faculdade

Você deve praticar o aprendizado de sala de aula desde os primeiros semestres, ou seja, entrou na faculdade já deve pesquisar por áreas que poderá trabalhar, por empresas que recrutam estagiários e estar sempre em busca de palestras, seminários, empresas juniores e projetos de extensão para aperfeiçoar o seu conhecimento.

Essas atividades, além de agregar ainda mais na sua experiência acadêmica, te deixando mais preparado para o mercado de trabalho, podem abrir portas para você no futuro com um emprego efetivo.

Planeje a sua Carreira desde cedo

Essa é mais uma dica que você deve colocar em prática na faculdade. Acreditar em você é o ponto certo neste momento que ingressou no ensino superior. O tempo de universitário irá passar rápido e você não deve esperar a conclusão do curso para decidir sobre a sua carreira.

Para ter sucesso, você deve criar metas e ter um planejamento profissional para conquistar o seu sonho. Porque ao estabelecer as suas pequenas conquistas, você saberá ao certo as melhores atitudes para o seu futuro.

Network na sala de aula

Os estudantes de graduação, geralmente, têm o desejo de iniciar uma carreira profissional. Por isso, a sala de aula é o início do seu grupo de network e troca de experiências.

Saber se relacionar com diversas pessoas na faculdade, tem grande valor para você quanto a necessidade de indicação profissional. Tanto os amigos quanto os professores podem indicá-lo para vagas de emprego. Além disso, os professores podem indicar a sua participação em projetos de pesquisa na própria instituição.

Não entro na faculdade por causa do TCC

É normal os alunos temerem o TCC! Afinal, é algo novo que ainda não foi visto antes. Mas, você sabia que o TCC tem um papel importante na sua formação?

O Trabalho de Conclusão de Curso, fará com que você se aprofunde em um determinado tema de seu interesse. Com o TCC, você irá demonstrar a sua capacidade de pesquisar, analisar e relacionar as soluções de problemas por ele formulados.

Mas, fique tranquilo! Conheça o passo a passo para fazer um TCC e entenda as regras da ABNT e todo o seu medo será esquecido!

Agora é com você!

Com todas essas dicas acima, agora você pode entrar na faculdade sem surpresas. A faculdade te dará uma experiência incrível, irá te exigir muito, mas no final, será uma das melhores fases de sua vida.

Acompanhe todas as novidades no mundo universitário em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.