– MAI 03, 2022

Semestralidade: Por que você paga mensalidade nas férias?

O período de férias é o momento mais aguardado por estudantes que anseiam fugir da rotina de estudos e provas. Entretanto, fugir da mensalidade não é uma escolha! E aí bate aquela dúvida:  Por que devo pagar mensalidade da faculdade nas férias?

Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente entre alunos que se deparam com este assunto pela primeira vez. Afinal de contas, se você não tem aulas, por que precisa pagar? Continue a leitura que te contamos o porquê!

Afinal, por que devo pagar mensalidade nas férias?

Bom, vamos à resposta: SIM! Você deve pagar mensalidade nas férias! A primeira coisa que você precisa saber sobre o pagamento de mensalidades da faculdade é que existe uma lei específica sobre isso.

A Lei Federal 9.870/99 dispõe sobre o valor total a ser pago pelo serviço da instituição de ensino, que normalmente é cobrado um plano de pagamento em 6 mensalidades para semestralidades ou 12 mensalidades para anuidade.

Os meses de recesso são calculados nos custos de serviço prestados ao aluno, ainda que não ocorram aulas, pois os custos da instituição permanecem nesses meses para a garantia da continuidade dos serviços. Ex: manutenções das instalações e salários de professores.

O que é semestralidade?

Talvez você não tenha conseguido associar de imediato a palavra ao significado, mas “semestralidade” vem de semestre. Ou seja, refere-se ao período de seis meses. O que isso significa?

O plano de pagamento vai de acordo com a oferta da instituição. Mas, normalmente, não foge desse padrão (anual ou semestral). Isso significa que o pagamento é feito a cada seis meses para a instituição de ensino.

Você paga pela sua formação

O ponto mais importante sobre a cobrança da mensalidade nas férias é entender que você não paga pelas aulas, mas sim pela sua formação! Toda a estrutura (professores, laboratórios, etc) entra no “pacote” adquirido pelo estudante. A instituição cobra de você um valor referente ao semestre.

Esse valor pode ser pago à vista ou dividido em seis vezes. Essa divisão é o que chamamos de mensalidade. Dessa forma, você opta por realizar o pagamento dividido em vez de antecipar todas as seis parcelas e quitar o semestre à vista.

A faculdade nem sempre precisa ser uma surpresa

Chega de surpresas! Agora você já sabe que pagar mensalidade nas férias é algo regido por lei. Ou seja, é algo legal e você precisa estar atento(a) ao ingressar no curso que sempre sonhou. Existem algumas peculiaridades!

A rotina repleta de provas muitas vezes exige o máximo de dedicação e acabamos nos esquecendo de prestar atenção nos pequenos detalhes. Uma dica bem bacana é você pesquisar informações básicas antes de entrar na faculdade.

Saiba se organizar financeiramente

Organização é a palavra do momento! Mas isso não significa que é uma tarefa fácil a se cumprir. Ainda existem muitas pessoas que não conseguem se organizar, principalmente quando se trata de questões financeiras.

Não ter uma organização financeira aumenta riscos que você talvez não queira correr no momento. Uma dica é anotar e separar suas receitas, despesas e investimentos (porque faculdade é investir em si próprio).

Curta as férias tranquilo(a)

Atualmente, a realidade de muitos estudantes é pautada por estudar e trabalhar. A jornada dupla (ou até tripla) é extensa, e, muitas vezes, pensamos que 24 horas não é suficiente para dar conta de tudo.

Está com os compromissos da faculdade em dia e está prestes a entrar de férias? Aproveite o momento para descansar e equilibrar corpo e mente.  Assim você voltará com tudo para continuar sua jornada acadêmica!

Acompanhe todas as novidades no mundo universitário em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.