– FEV 21, 2022

Ciência e inovação – o papel de meninas e mulheres nesse cenário

No mês de fevereiro, além do famoso feriado de carnaval, temos algumas datas comemorativas – que em alguns momentos servem como celebração, e em outros são como uma luz vermelha sobre o assunto. O dia internacional das meninas e mulheres na ciência foi instituído pela Organização das Nações Unidas sendo comemorado no dia 11 de fevereiro. É um exemplo de data para debatermos e propor soluções urgentes.

Hoje vamos conversar mais sobre o tema: quais mudanças são de fato necessárias? Como podemos nos inteirar mais sobre o assunto? É possível fazer a diferença? Caso você se interesse por essas questões, então vamos refletir juntos!

Mulheres na ciência: a desigualdade começa no gênero

A luta das mulheres pela igualdade de gênero é uma pauta extensa e muito complexa, que vem sendo abordada não é de hoje. Os dados comprovam as disparidades vividas no dia a dia, e só quem sente na pele, consegue notar as consequências reais. Segundo o Informativo Estatística de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil – 2ª edição, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, tivemos pequenos avanços, mas ainda estamos longe de uma equiparação.

Em 2019 as mulheres receberam 77,7% do rendimento dos homens. Essa desigualdade era maior também nos cargos de liderança do setor corporativo, a média delas era de 63,6% em relação à renda deles. A ocupação dos cargos gerenciais também apresentou uma diferença significativa, sendo que, 62,6% eram ocupados por homens, enquanto 37,4% por mulheres brancas; dado que a realidade das mulheres pardas ou pretas, e homens da mesma cor era mais distante.

tabela com título cargos gerenciais,segundo a cor ou raça e as classificações da população em ordem crescente de rendimento e símbolo de porcentagem, abaixo aperece tabela que demonstra os dados coletados no texto

(Tabela retirada do Informativo Estatística de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil – 2ª edição)Imagem retirada da internet

Incentivo à pesquisa e Inovação para as meninas na ciência

Ter um cargo de pesquisador(a) no Brasil ainda requer muita coragem, enquanto os incentivos são poucos e os desafios são muitos. Conforme a economista Fernanda De Negri, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o governo federal investiu menos recursos em ciência e tecnologia em 2021, em comparação à 2009 no mesmo setor. No último Relatório de Ciências da Unesco publicado, o investimento do PIB brasileiro em ciência (1,26%) foi inferior à média mundial de (1,79%) em 2018.

Apesar da desvalorização dos pesquisadores, os cientistas brasileiros destacam-se, entretanto, na relevância de suas publicações. Mais de 35% dos artigos nacionais possuem coautoria e menções em outros países. Para suprir, de certa forma, essa lacuna nos incentivos, algumas iniciativas de empresas privadas e Universidades direcionam investimentos para projetos de pesquisa e inovação. Alguns desses programas, inclusive, são exclusivos para meninas e mulheres. Como é o caso do programa da L’oreal em parceria com a UNESCO e também da iniciativa da British Concil, o programa Garotas STEM.

“Os indicadores disponíveis sugerem que o sistema brasileiro de inovação chegou a uma encruzilhada. Muitos dos ganhos das décadas passadas serão perdidos se tais indicadores-chave não forem rapidamente revertidos” – Trecho retirado do Relatório de Ciências da Unesco, publicado em 2021.

A pandemia da Covid-19, e a corrida pela vacina que veio diminuir o índice de mortalidade global, trouxe mais uma vez à tona a importância da pesquisa, ciência e inovação. Com isso, um ponto de destaque, entre os nomes dos cientistas que estavam à frente dessa batalha, tivemos muitas mulheres protagonistas, e algumas inclusive, do nosso país.

Meninas e Mulheres na ciência, e nas telas!

Para mergulhar mais no assunto separamos algumas séries e filmes que nos fazem refletir sobre a importância do papel da mulher em cargos de liderança, à frente de pesquisa, desenvolvimento e da inovação. Confira a lista:

imagem do filme estrelas além do tempo com as três personagens principais da ciência e inovação

1) The Chair – Série
2) Estrelas além do tempo – Filme
3) Radioactive: Marie Curie – Filme
4) Elas na Ciência (Picture a Scientist) – Documentário

E, se você anda buscando por cursos de graduação que possibilitem seguir na área acadêmica e se tornar um(a) pesquisador(a), nada melhor do que ingressar em uma faculdade com qualidade comprovada e com uma ótima infraestrutura de laboratórios e corpo docente. Aqui na Doctum você encontra diversos cursos, dentre eles:

• Ciência da Computação – saiba mais sobre o curso aqui
• Engenharia Ambiental – saiba mais sobre o curso aqui
• Engenharia Civil – saiba mais sobre o curso aqui
• Engenharia de Produção – saiba mais sobre o curso aqui
Engenharia Elétrica

imagem de um rapaz sorrindo com uma mochila nas costas com o texto conectado ao mercado ao lado o texto processo seletivo 2022 presencial/semi/ead; inscrições abertas ingresse agora clicando aqui

Lugar de mulher é onde ela quiser! Por isso, esperamos que este post ajude a incentivar mulheres e meninas a se interessarem por tecnologia, inovação e, principalmente, ocupando espaços em cursos e trabalhos profissionais que antes tinham uma predominância masculina. Que venham novas gerações de mulheres como Natalia Pasternark, Marie Currie, Bertha Lutz, Jaqueline Góes e tantas outras que fazem hoje, história.