– FEV 25, 2022


Bacharelado em Enfermagem quais os diferenciais dessa graduação

O Bacharelado em Enfermagem é uma graduação que forma profissionais para atuarem no tratamento direto aos pacientes. O trabalho pode acontecer junto a outras profissões como médicos, nutricionistas ou mesmo individual em ambulatórios. Se você curte séries de medicina ou busca informações sobre a área da saúde, tem uma grande chance deste curso combinar com você.

Você sabia que a Enfermagem é um dos cursos mais procurados do país? Pois é, mas, apesar da alta procura ainda tem espaço para novos profissionais e a área segue aquecida. Confira agora todos os detalhes que você precisa saber para te ajudar na sua decisão.



imagem de um rapaz sorrindo com uma mochila nas costas com o texto conectado ao mercado ao lado o texto processo seletivo 2022 presencial/semi/ead; inscrições abertas ingresse agora clicando aqui

Como é o curso de Bacharelado em Enfermagem

O Bacharelado em Enfermagem é uma graduação que pode ter duração entre nove a dez semestres (quatro anos e meio a cinco anos) na modalidade presencial ou semipresencial. Os futuros profissionais estudam as principais disciplinas da área da saúde, como: biologia, química, anatomia humana e diversas aulas mais específicas de enfermagem.

Os estágios são obrigatórios e fazem parte da grade curricular, se tornando um complemento prático muito importante da faculdade. Já que, a prática é um quesito fundamental. Enfermeiros e enfermeiras vão lidar diretamente com os pacientes nas mais diversas situações, por isso, ética, respeito e humanização são também características essenciais para uma boa formação.



Quais as áreas de atuação de um Enfermeiro(a)?

Você vai responder: trabalhar no hospital! E, de fato, os profissionais de enfermagem encontram oportunidade nos hospitais, local onde há uma grande demanda para a área. Porém, existem outras possibilidades, tais como:

Carreira acadêmica: seguindo a área da pesquisa ou como professor(a);
Enfermagem do trabalho: o local de trabalho é uma empresa. O profissional fica responsável no atendimento aos funcionários e por programas de prevenção de doenças;
Enfermagem de resgate: trabalha com as chamadas equipes de salvamento. Como, por exemplo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
Enfermagem domiciliar: o atendimento domiciliar tem sido cada vez mais requisitado. O profissional vai até à residência do paciente para realizar os cuidados, muitas vezes junto a um médico;
Especializações: é possível ainda o profissional da enfermagem investir em cursos para se especializar em uma determinada área, como Enfermeiro(a) em UTI, pediátrica, obstétrica, neonatal, entre outras.



Bacharelado x Técnico: qual é o melhor?

Além do bacharelado, o curso técnico de enfermagem é também uma opção. A diferença entre às duas formações vai depender prioritariamente do que você está buscando no momento.

O técnico tem um custo e uma duração menor, que pode variar entre um a dois anos. O diploma e os cargos que o profissional irá ocupar também diferem, tendo limitações maiores no campo de atuação. A graduação tem um aprofundamento de conhecimento maior, e com a possibilidade de uma complementação futura com pós-graduação e outras especializações.

Aqui na Doctum também temos a opção da formação técnica nesta área. Ficou interessado(a). Clique aqui e conheça um pouco mais!


imagem com alguns jovens, uma mulher negra de uniforme de enfermagem azul, dois homens branco com uniforme de técnico junto ao texto: cursos técnicos da Doctum, formação profissional mais perto de você e o valor da mensalidade e matricula


Quanto ganha um profissional da Enfermagem?

O salário é outro ponto que deve ser considerado na hora da escolha. Existe um projeto em pauta no Congresso Nacional para a criação de um piso salarial nacional para a categoria, a PL 2564/20 busca definir um salário mínimo, um valor justo para todos os profissionais da enfermagem no país. A proposta que ainda segue em trâmite, é defendida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e apresenta o salário fixado em R$ 4.750 para uma jornada de 30 horas semanais. Com 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares de enfermagem. Atualmente a média salarial varia de estado e atividade exercida.



Graduação acessível é na Doctum

Tá, mas agora que já listamos as principais informações sobre o curso de Bacharelado em Enfermagem, o próximo passo é você escolher qual a melhor faculdade. Na Doctum, o curso está disponível na modalidade Presencial e Semipresencial. O estudante sai com o diploma de bacharel em enfermagem, pronto para atuar diretamente no mercado de trabalho, com uma formação completa dentro e fora de sala de aula. Outro diferencial atrativo são os valores de matrícula e mensalidades que você pode conferir aqui.

Além disso, o curso de Enfermagem Semipresencial na Doctum conta com:

>> Encontros presenciais semanais
>> Estágio Supervisionado e projeto integrador
>> Disciplinas com carga horária prática e conteúdos EAD
>> Apoio de professores, tutores virtuais e presenciais

O cuidado e o amor ao próximo são qualidades fundamentais para ser um profissional de enfermagem. Para te inspirar, a COFEN produziu um documentário sobre os enfermeiros e enfermeiras, retratando na prática a importância dessa renomada profissão.



Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.