– JUN 28, 2021

Entenda a diferença entre curso técnico e tecnólogo

Nos últimos anos, empresas de algumas áreas de atuação como a Tecnologia da Informação enfrentam uma certa dificuldade em encontrar profissionais qualificados. Isso fez com que a demanda por cursos capacitadores com uma duração mais rápida aumentasse.

Você já deve ter ouvido falar nos cursos técnicos e tecnólogos, mas sabe a diferença entre eles e qual seria o melhor para você no caso de querer aproveitar essa oportunidade de se formar e já sair do curso com uma grande chance de começar a trabalhar?

Vem com a Doctum que vamos explicar tudo!

As principais diferenças entre os cursos técnicos e tecnólogos estão nos seguintes aspectos:

Nível de Escolaridade: essa é considerada a maior diferença entre os dois. O curso técnico é equivalente ao nível médio, já o curso tecnólogo confere um diploma de graduação superior.

Duração: a duração do curso técnico pode variar de alguns meses até 3 anos, enquanto os cursos tecnólogos geralmente duram entre 2 e 3 anos.

Requisitos: como são equivalentes à graduação superior, os cursos tecnólogos têm exigência do ensino médio completo e normalmente existe um processo seletivo para ingresso, como o ENEM, vestibular ou outros. A entrada para o curso técnico costuma ser mais simples, mas depende do curso. Existem cursos técnicos que exigem estar cursando ensino médio, ensino fundamental completo, ensino médio incompleto e até ensino médio completo.

Mercado de Trabalho: os cursos técnicos são focados em formar profissionais de nível operacional. Já os cursos tecnólogos preparam o aluno também para trabalhar em cargos gerenciais.
Agora que já comentamos as diferenças entre as modalidades, vamos falar mais sobre as características específicas de cada um?

Curso Técnico

Esse tipo de curso costuma ser a procura de quem quer logo entrar no mercado de trabalho. O foco aqui é formar alunos capacitados, alinhando a prática e os conhecimentos teóricos de diferentes atividades do setor produtivo.

Costumam ser encontrados em escolas técnicas, instituições do Sistema S como Senac e Senai, institutos federais de educação e também na Rede de Ensino Doctum.

Existem diferentes tipos de cursos técnicos, como já mencionado anteriormente. São eles:

Subsequente: voltado para aqueles que já concluíram o ensino médio e já querem começar logo a trabalhar. Ao final do curso, que pode ter uma duração variada, o aluno recebe um diploma de Técnico de Nível Médio.

Concomitante: é realizado por alunos que estão no ensino médio e o estudo acontece em paralelo. A duração, normalmente, é de 2 anos.

Integrado: essa modalidade é cursada ao mesmo tempo que o ensino médio e pode durar até quatro anos. Ao final, o aluno recebe o diploma de ensino médio e o diploma de técnico de nível médio.

Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional: são cursos de menor duração e costumam ser voltados para trabalhadores, estudantes do ensino médio, beneficiários do Bolsa Família, etc.

Curso Tecnólogo

Apesar de ser considerado um curso de graduação superior, o curso tecnólogo tem uma menor duração, comparado aos bacharelados, por exemplo. A duração costuma ser de 2 a 3 anos e para ingressar é necessário ter concluído o ensino médio.

O objetivo é especializar os alunos em áreas do mercado de trabalho que tenham uma alta demanda de mão de obra. Como dito anteriormente, além de preparar o aluno para funções operacionais, também o capacita para cargos de gerência.

A oferta desses cursos segue o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério de Educação e Cultura. Na Doctum, por exemplo, você encontra cursos tecnólogos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Marketing, Eletrotécnica e muitos outros. Visitando nosso site você pode consultar nossos cursos disponíveis em todas as modalidades e se inscrever gratuitamente para o vestibular.