– SET 13, 2021

Por que você deve apostar em uma pós-graduação

Ter um diploma em cursos de graduação é um objetivo almejado por muitos estudantes. Além de, em alguns casos, ser pré-requisito para conseguir uma vaga de emprego, certamente tem um peso grande quando falamos sobre remuneração. Uma pesquisa de março de 2020 do  Instituto Semsp revelou que houve um aumento de 162% na renda mensal média dos participantes após a conclusão do curso de graduação.

Contudo, vivemos uma realidade em que o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais qualificados, e a busca por esse destaque e refinamento vem através das especializações. Os cursos livres, eventos e palestras podem ser uma forma de adquirir outros conhecimentos além da sala de aula, ou até para conhecer outros caminhos possíveis. Mas, quando falamos sobre o planejamento de carreira e a vontade de crescer profissionalmente, subimos o segundo degrau, onde a pós-graduação é hoje, uma das melhores alternativas para esse crescimento.

Diferença entre Pós-Graduação e MBA

Pós-graduação são os cursos realizados após o diploma do ensino superior: seja em bacharel, licenciatura ou tecnólogo. Ela é dividida em dois tipos: lato sensu e stricto sensu e temos as categorias: cursos de mestrado, doutorado, especialização e MBA (Master in Business Administration).

– Pós-graduação lato sensu: cursos de MBA e especializações em diferentes áreas de conhecimento.
– Pós-graduação stricto sensu: mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A diferença prática de uma pós-graduação stricto sensu para um MBA é que esse último tem um foco maior para área de gestão e negócios, e geralmente possui mais atividades e disciplinas práticas; um curso de mestrado, por exemplo, tem o intuito de qualificação para uma área específica e obtenção de um grau acadêmico.

Afinal de contas, porque devo apostar em uma pós-graduação?

A possibilidade de aprofundar os conhecimentos e estar atualizado dentro da sua área de atuação é talvez o ponto mais relevante quando falamos sobre estar à frente de um mercado de trabalho altamente disputado. Além de ter esse destaque no currículo, algumas empresas criam bonificações salariais à medida em que o funcionário vai atingindo novas qualificações como a pós-graduação, mestrado, etc. A longo prazo, para o crescimento profissional, investir em uma pós te trará benefícios financeiros.

A decisão entre qual especialização é mais adequada para você vai depender muito dos seus objetivos, da sua área de formação, ou se planeja uma mudança de área. Antes de bater o martelo, avalie também a sua disponibilidade para assistir às aulas e o tempo que você tem disponível para fazer os trabalhos. Isso tudo é muito importante, já que a duração dos cursos pode variar entre 6 meses a 4 anos ou mais, a depender de qual tipo de pós-graduação.

A dica é: pesquise e entenda as possibilidades dentro da sua área e avalie o que melhor se encaixa para os seus planos de carreira. Converse com profissionais que estão naquele ramo em que você pretende se aprofundar, para ter uma ideia de rotina de trabalho e projeções futuras.

Já estou convicto da minha decisão, quero uma pós-graduação!

Agora que você analisou todas as questões e decidiu investir na sua carreira profissional com uma pós-graduação, o último passo é acertar na escolha da instituição que você fará o curso.

A UniDoctum oferece mais de 80 cursos de pós-graduação latu sensu, 100% online, todos certificados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Com a tradição de ensino de mais de oitenta anos, a Rede Doctum busca aliar conhecimentos e novas tecnologias para uma experiência educacional única para os alunos.

Conheça nossos cursos de pós-graduação nas áreas de: educação, empresarial, engenharia, gestão, jurídica, psicologia, saúde, sociedade e tecnologia. Para se inscrever é só acessar o site: https://ead.unidoctum.edu.br/ escolher a sua especialização e realizar a matrícula online! Fácil e rápido.

Comece hoje a planejar o seu futuro de maneira estratégica e fazendo boas escolhas em cada etapa.