JÚLIA SANTOS – JUL 31, 2023

5 melhores livros que todo aluno de Direito deve ler

A leitura é um hábito imprescindível para qualquer aluno do curso de Direito. Ao longo dos anos de graduação, a lista de obras obrigatórias requeridas será certamente extensa. Códigos, leis e processos farão parte da vida do estudante desde o primeiro dia, um ritual de preparação para a rotina profissional.

É bom saber que, além das leituras cobradas em sala de aula, o bacharel em Direito deve se aprofundar na sua área e ler mais, sair do básico. Quanto maior for o seu conhecimento, maior a capacidade de argumentação e a chance de destaque em uma carreira concorrida.

Reconhecendo a importância de estimular essa prática, reunimos uma lista com 5 obras que todo estudante de Direito deve ler antes de acabar o curso. Confira as indicações!

Teoria Geral do Processo (Cintra, Grinover e Dinamarco)

Esse é um dos livros de Direito mais didáticos no que diz respeito a esclarecer os fundamentos do processo jurídico no Brasil, seja penal, trabalhista ou civil. A publicação explica as funções do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), fala sobre atos, prazos, provas e procedimentos, por exemplo.

Por ter uma linguagem bastante clara e objetiva, é acessível desde o início da graduação e pode acompanhar o aluno até o fim do curso.

Teoria da Norma Jurídica (Norberto Bobbio)

Considerada um dos exemplares básicos para quem quer estudar Direito, a “Teoria da Norma Jurídica” é um verdadeiro clássico do jurista italiano Norberto Bobbio. Na obra, como o nome já adianta, ele vai fundo nas normas jurídicas.

É uma leitura densa, complexa, mas fundamental para qualquer bacharel em Direito, que precisa conhecer as leis de um ponto de vista mais sistemático.

Manual de Redação da Presidência da República

Não é segredo que o vocabulário jurídico tem as suas particularidades e pode ser incompreensível para quem não o domina. Uma boa forma de começar a entender e praticar a forma como as leis são redigidas no Brasil é através deste manual.

Disponível online e gratuitamente, o guia traz também explicações sobre os tipos de documentos oficiais e dicas de ortografia e sintaxe.

O Primeiro Ano – Como se faz um advogado (Scott Turow)

Mas nem só de livros técnicos é feita a nossa lista! Também há espaço para algum entretenimento, que não deixa de ser importante no processo de aprendizagem.

A obra de 1977 narra as desventuras de Scott Turow no seu primeiro ano no curso de Direito em Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.

O Processo (Franz Kafka)

Necessária pelo seu alto valor literário, esta obra tem também um peso para os estudantes da área jurídica. O romance gira em torno da história de um processo judicial que parece não ter fim, onde o réu nunca sabe pelo que está sendo processado.

O enredo instigante e crítico também levanta questões importantes sobre as falhas no sistema judicial e a burocracia muitas vezes exagerada.

Direito é na Doctum

Você já conhecia algum desses livros? Se ainda não, agora sabe por onde começar a aprender tudo sobre Direito.

A Doctum conta com uma excelente graduação em Direito que prepara o aluno para atuar em diversas áreas, como Constitucional, Penal, Trabalhista e Direito Público.

Para conhecer melhor a faculdade de Direito, acesse outro artigo que fizemos especialmente para esclarecer suas dúvidas:

Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram.