– JUL 30, 2023

5 mitos sobre a graduação EAD

Se você é um estudante ou futuro aluno do EAD, já deve ter ouvido e pesquisado informações que não são verdadeiras. Antes de fazer a sua escolha por um curso de graduação, é fundamental que você conheça – a verdade – sobre a educação a distância.

Hoje, em especial, estamos aqui para combater as fake news e te mostrar que os boatos acerca do EAD não passam de mitos! Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre essa modalidade e nos ajudar a disseminar as informações verdadeiras.

Vamos lá?

1) O EAD é ruim

Em primeiro lugar, temos essa fofoca mal contada de que a graduação EAD tem qualidade inferior às outras modalidades. Fake news total!

Os cursos de graduação a distância de boas instituições precisam do credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para ofertarem essa modalidade de ensino.

Todo o processo passa por avaliação, incluindo critérios sobre a qualidade do curso. Sem contar que o diploma no EAD tem a mesma validade que o recebido no ensino presencial.

Ah! E aqui na Doctum, o EAD tem nota máxima.

2) Não vou ter interação com meus colegas e professores

Não caia nessa! Apesar da diferença na metodologia da educação a distância em relação à modalidade presencial e semipresencial, os alunos EAD têm contato com os tutores virtuais das disciplinas e com os tutores presenciais nos polos.

Além disso, contam com acesso ao fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde é possível trocar informações, conhecimentos e fazer aquele networking com os colegas.

3) É preciso ter um computador para ter acesso às aulas

Não é necessário ter um computador ou notebook para realizar às aulas. Com aparelho de celular, você consegue entrar na plataforma do AVA, assistir às disciplinas e entregar as tarefas necessárias. Pode ficar tranquilo!

Porém, você vai precisar de acesso à internet.

4) Ninguém reprova na educação a distância

Engana-se quem pensa não haver controle já que as aulas são online. Pelo contrário, assim como no presencial e semipresencial, os alunos podem, sim, reprovar nas disciplinas se não atingirem a média necessária das notas em cada matéria.

O EAD é uma modalidade de graduação séria, bem como as demais.

5) Existe um perfil de estudante da graduação EAD

Apesar dos estereótipos em relação ao perfil e à idade dos estudantes na educação a distância, a faixa etária predominante vem mudando ao longo dos anos.

Conforme dados do 13º Mapa do Ensino Superior, os jovens de idade entre 19 a 24 anos dispararam na procura pela graduação EAD. Em 2021, esse grupo representava 24,9% dos alunos da modalidade, realidade diferente de anos anteriores, onde esse número era menor.

Nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) fizeram investimentos na graduação a distância, implementando novas ofertas de cursos e abrindo novos polos. Esse fato, aliado ao maior conhecimento sobre a modalidade pelos alunos e à confiança na qualidade de ensino, fez com que a procura por essa graduação aumentasse a cada ano, mesmo com os mitos e informações falsas.

É verdade que o EAD é bom mesmo?

Não é só a gente que afirma isso. Os dados comprovam a potência da Educação a Distância. Analisando ainda o 13º Mapa do Ensino Superior do Instituto Semesp, temos números relevantes.

Comparando as modalidades de Ensino Superior em 2021, 41,35% das matrículas totais eram para o EAD, que obteve um aumento significativo de 23,3% no número total de inscritos em relação aos anos anteriores. Olhando adiante, de 2018 a 2023, o número de polos de educação a distância no Brasil cresceu 202%.

Isso significa que essa modalidade de graduação vem para romper barreiras e fronteiras físicas. Apesar da necessidade de acesso à internet, o valor mais baixo do curso, a flexibilidade e a qualidade são características positivas que pesam na balança e influenciam a escolha final do aluno pelo EAD.

Felizmente, hoje temos à disposição instituições renomadas como a Doctum que ofertam cursos de graduação a distância com todos esses pré-requisitos e muito mais!

mulher com celular e notebook, representando uma aluna estudando do EAD

Dicas para mandar bem no EAD

Desvendadas as fake news, se você escolheu o EAD para a sua vida, vai aqui algumas dicas bônus para mandar bem quando você iniciar o seu curso de graduação:

• Organização é a palavra-chave na educação a distância! Se você não é uma pessoa organizada, o dinamismo e a flexibilidade das aulas vão exigir que você tenha um controle grande dos seus estudos.
• Defina horários para rever as matérias e não deixe acumular os conteúdos! Temos um post completo de como organizar a sua rotina. Vale a pena dar uma olhada.

Nem sempre vamos ter um dia a dia perfeito e um foco exemplar. Porém, o mais importante é que você tenha constância semanal para compensar os dias de imprevistos. Para isso, você pode utilizar aplicativos e ferramentas para te ajudar nessa missão!

Espalhe a verdade com a Doctum

Agora que você já é um dos nossos aliados no combate aos mitos sobre o EAD, compartilhe esse conteúdo com alguém que precisa ler essas informações e esquecer todas as fake news que estão por aí.

A escolha pela modalidade e pelo curso de graduação é um passo muito importante que deve ser feito com cuidado e responsabilidade. Conte sempre conosco para te ajudar nesse caminho.

Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram.