– ABR 11, 2022


 5 Mitos sobre a Graduação EAD

Se você é um estudante ou futuro aluno do EAD, já deve ter ouvido e pesquisado informações que não são verdadeiras. Antes de fazer a sua escolha por um curso de graduação, é fundamental que você conheça – a verdade – sobre o EAD.

Hoje, em especial, estamos aqui para combater as “fake news” e te mostrar que os boatos acerca do EAD não passam de mitos! Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre essa modalidade, e nos ajudar a disseminar as informações verdadeiras. Vamos lá?



Verdade ou mito sobre o EAD

mulher negra fazendo um símbolo de dúvida, que representa verdade ou mitos sobre o EAD

1) O EAD é ruim:

Em primeiro lugar temos essa fofoca mal contada de que a graduação EAD tem qualidade inferior às outras modalidades. Fake News total! Os cursos de graduação a distância de boas instituições, precisam do credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para ofertarem essa modalidade de ensino. Todo o processo passa por avaliação incluindo critérios sobre a qualidade do curso. Sem contar que o diploma no EAD tem a mesma validade que o recebido no ensino presencial. Ah! E aqui na Doctum o EAD tem nota máxima.

2) Não vou ter interação com meus colegas e professores: 

Não caia nessa! Apesar da diferença na metodologia da Educação a Distância em relação à modalidade presencial e semipresencial, os alunos EAD têm contato com os tutores virtuais das disciplinas e com os tutores presenciais nos polos. Além do acesso ao fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde é possível trocar informações, conhecimentos e fazer aquele networking com os colegas. 

3) É preciso ter um computador para ter acesso às aulas:

Não é necessário ter um computador ou notebook para realizar às aulas. Porém, você vai precisar de acesso à internet. Todavia, com aparelho de celular você consegue entrar na plataforma do AVA, assistir às disciplinas e entregar as tarefas necessárias. Pode ficar tranquilo!

4) Ninguém reprova no EAD:

Engana-se quem pensa não haver controle já que as aulas são online. Pelo contrário, assim como no presencial e semipresencial, os alunos podem sim, reprovar nas disciplinas se não atingirem a média necessária das notas em cada matéria. O EAD é uma modalidade de graduação séria, assim como as demais. 

5) Existe um perfil de estudante da graduação EAD:

Apesar dos estereótipos em relação ao perfil e idade dos estudantes na Educação a Distância, a faixa etária predominante vem mudando ao longo dos anos. Conforme dados do 11º Mapa do Ensino Superior, os jovens de idade entre 19 a 24 anos dispararam na procura pela graduação EAD. Em 2019 esse grupo representava 23,6% dos alunos da modalidade, realidade diferente de anos anteriores, onde esse número era menor.  

Nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) fizeram investimentos na graduação a distância, implementando novas ofertas de cursos e abrindo novos polos. Esse fato, aliado ao maior conhecimento sobre a modalidade pelos alunos e confiança na qualidade de ensino, fez com que a procura por essa graduação aumentasse a cada ano, mesmo com os mitos e informações falsas por aí!



É verdade que o EAD é bom mesmo?

Não é só a gente que afirma isso não, os dados comprovam a potência da Educação a Distância! Analisando ainda o 11º Mapa do Ensino Superior do Instituto SEMESP, temos números relevantes. Comparando as modalidades de Ensino Superior em 2019, 28,5% das matrículas totais eram para o EAD. Que obteve também um aumento significativo de 19,1%  no número total de inscritos em relação aos anos anteriores. Olhando um pouco mais adiante, de 2020 para 2021 a tendência de crescimento se manteve com o aumento de 14% no número de polos EAD na rede privada. 

Isso significa que essa modalidade de graduação vem para romper as barreiras e fronteiras físicas. Apesar da necessidade de acesso à internet, o valor mais baixo do curso, a flexibilidade e a qualidade, ainda são características positivas que pesam na balança e influenciam a escolha final do aluno pelo EAD. Felizmente, hoje temos a disposição instituições renomadas como a Doctum que ofertam cursos de graduação à distância com todos esses pré-requisitos e muito mais! 



mulher com celular e notebook, representando uma aluna estudando do EAD

Dicas para mandar bem no EAD

Desvendada as “fake news”, se você escolheu o EAD para a sua vida, vai aqui algumas dicas bônus para mandar bem quando você iniciar o seu curso de graduação:

Organização é a palavra-chave na Educação a Distância! Se você não é uma pessoa organizada, o dinamismo e flexibilidade das aulas vai exigir que você tenha um controle grande dos seus estudos.

• Defina horários para rever as matérias e não deixe acumular os conteúdos! Temos um post completo de como organizar a sua rotina aqui. Vale a pena dar uma olhada.

Nem sempre vamos ter um dia a dia perfeito e uma rotina exemplar. Porém, o mais importante é que você tenha constância semanal para compensar os dias de imprevistos. Você pode utilizar de aplicativos e ferramentas para te ajudar nessa missão!

Agora que você já é um dos nossos aliados no combate aos mitos sobre o EAD, compartilhe esse conteúdo com alguém que precisa ler essas informações e esquecer todas as “fake news” que estão por aí. A escolha pela modalidade e curso de graduação é um passo muito importante que deve ser feito com cuidado e muita responsabilidade. Conte sempre conosco para te ajudar nesse caminho. 





Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.