– JAN 10, 2022


Vestibular Social: Saiba o que é NIS e como isso interfere no seu acesso à faculdade

Para grande parte dos brasileiros, o sonho de fazer faculdade é, muita das vezes, adiado. E em alguns casos, ser graduado(a) nem chega a ser uma opção.  Aluguel, contas domésticas e orçamento limitado são alguns dos fatores que tornam a realidade financeira insuficiente para investir em uma faculdade particular.

É por este motivo que há existência de programas como o ENEM, PROUNI e FIES 
para atender os brasileiros que necessitam do auxílio do Governo Federal. Além disso, programas sociais como CadÚnico e NIS ajudam nesta questão. Mas não para por aí, quer saber como a Doctum também preza pela responsabilidade social, e como a Rede ajuda estudantes brasileiros a ingressarem na faculdade? Continue lendo e descubra!



Sabemos o quanto o Brasil possui problemas que impactam diretamente a educação, certo? Segundo o estudo “Um olhar sobre a Educação”, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é um dos países com o maior número de pessoas sem diploma do Ensino Médio, sendo esse a base para o ingresso no Ensino Superior.

Muitas vezes esse índice é resultado da desigualdade de renda entre os brasileiros, que não conseguem arcar com necessidades básicas sociais, tais como saúde, lazer, cultura, segurança e, principalmente, a educação. Para tentar suprir as deficiências presentes nessas áreas, o próprio Governo e outras instituições desenvolvem programas como ENEM, PROUNI e FIES para que o acesso à educação seja igualitário no país.

Ainda que presente entre as faculdades privadas, a Doctum é uma instituição comunitária, e também preza pelo compromisso social por acreditar que o ensino superior vai muito além de um diploma.

Por este motivo, mais uma vez, a Rede Doctum está lançando a segunda edição do Acesso Superior, um Programa de Bolsas Integrais que contempla 350 estudantes. Bacana, né?

Para participar, você deve atender às condições socioeconômicas previstas no edital, com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e o NIS atualizado.

CadÚnico? NIS? Não sabe o que é e como funciona? Continue a leitura que vamos te explicar!


O QUE É NIS?

Calma! O nome pode assustar, mas o processo é mais simples do que parece! O Número de Identificação Social (NIS) é um número composto por uma sequência numérica de 11 dígitos atribuído pela Caixa Econômica Federal, em que é possível identificar famílias de baixa renda existentes no país. 

O NIS também está associado ao PIS (Programa de Integração Social), destinado aos trabalhadores do setor privado que possuem carteira assinada.

Apesar da associação entre a nomenclatura, saiba a finalidade de cada um: NIS é o número que garante a participação do cidadão em programas sociais. Enquanto PIS é o número de identificação que permite acesso ao trabalhador a todos os benefícios trabalhistas, tais como abono salarial, FGTS, seguro desemprego, entre outros.

Lembre-se: para participar do Vestibular Social da Doctum você deve ter em mãos o NIS atualizado, com prazo de validade de 2 anos! 


ONDE POSSO ENCONTRAR O NIS?

Você pode consultar o NIS das seguintes formas:

1 – Carteira Profissional de Trabalho: como foi dito anteriormente, neste caso, o NIS está associado ao PIS, caso você tenha vínculo empregatício regulamentado pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Veja um exemplo:


Foto: Reprodução da internet/Governo Federal.


Lembre-se: a carteira de trabalho também pode ser acessada via online. Para isso, é necessário instalar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para Android e IOS. 

2 – Cartão Cidadão: essa opção é mais simples se você tiver o cartão cidadão em mãos.  O NIS também pode ser identificado através da sequência numérica do cartão. Atenção para não incluir os dois últimos dígitos, sendo geralmente separados por hífen, ok?  Veja o exemplo abaixo:


Foto: Reprodução da internet/Governo Federal.


3 – Procure pelo CRAS mais próximo de você: caso não tenha conseguido pelas opções acima, procure retirar o seu documento através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de você! 

Você tem mais uma opção para encontrar seu NIS: através do site Meu CadÚnico, basta clicar aqui: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/


CADÚNICO E NIS: É A MESMA COISA?

Você já se deparou algumas vezes com a palavra “CadÚnico” devido à chegada da pandemia e ao recebimento do Auxílio Emergencial disponibilizado pelo Governo Federal, certo? E provavelmente o termo te confunde quando a palavra NIS também entra em cena, correto? Mas, fique tranquilo(a), pois iremos esclarecer tudo! 

Portanto, vamos lá: NIS é a mesma coisa que CadÚnico? Definitivamente, a resposta é não! Mas se relacionam! 

O Cadastramento Único, ou somente Cadastro Único, foi criado em 2001 pelo Governo Federal visando identificar famílias de baixa renda. Ele serve para viabilizar políticas públicas que visam a melhoria na vida dessas famílias.

Para você ter acesso aos diversos programas oferecidos, é necessário um número de identificação. Este número nós já entendemos a sua definição logo acima, é o NIS. 

Resumindo, o NIS é o número de identificação social registrado no sistema do Cadastro Único (CadÚnico), um programa do governo para identificar as famílias que mais necessitam do auxílio governamental. Viu como é simples?


COMO O NIS INTERFERE NO ACESSO A FACULDADE?

Sonhos e projetos podem ser viabilizados através da EDUCAÇÃO! Principalmente em um país com alta desigualdade social como o Brasil. O Vestibular Social da Doctum, Acesso Superior, é um exemplo de como a graduação pode estar mais próxima daqueles que possuem um sonho! 

E para você entender como o NIS pode interferir no seu acesso à faculdade, vamos visualizar na prática um pequeno passo a passo do processo seletivo do Acesso Superior: 

1 – A inscrição é GRATUITA e pode ser feita através do link: https://acessosuperior.doctum.edu.br/

2 – Fique atento(a), pois a data de inscrição é até dia 21 de janeiro de 2022

3 – ATENÇÃO: no ato da inscrição você deverá fornecer o número do seu NIS e anexar o comprovante atualizado com prazo de validade de 2 anos! Assim como o Governo, a Doctum conseguirá identificar se você se enquadra nas condições socioeconômicas para garantir o seu acesso à faculdade! 

Com o exemplo acima, você consegue entender como o NIS é importante para ingressar à faculdade, caso você não tenha condições de arcar com as mensalidades em uma instituição particular. 

Outro exemplo de como usar o NIS para ingressar na faculdade é através do ENEM! Inscritos(as) no CadÚnico podem solicitar isenção de taxa de inscrição para realizar o Exame. Sabia disso? Clique aqui para entender como funciona

O Programa Social Acesso Superior é para você! E podemos provar por depoimentos dos nossos alunos que passaram na primeira edição, confira:



Inscreva-se e transforme seu futuro ingressando com o Acesso Superior! São 350 bolsas de 100% ofertadas durante todo o período da faculdade, com mais de 50 opções de cursos!



Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.