– JUL 25, 2023

Vestibular Social: Saiba o que é NIS e como isso interfere no seu acesso à faculdade

Para muitos brasileiros, o sonho de cursar uma faculdade esbarra em obstáculos financeiros. Entretanto, programas como o ENEM, PROUNI e FIES têm desempenhado um papel crucial ao oferecer suporte financeiro aos estudantes por meio do apoio do Governo Federal. Além disso, iniciativas sociais como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Número de Identificação Social (NIS) têm sido fundamentais nessa jornada. Mas como exatamente a Doctum se encaixa nesse contexto e como sua rede auxilia os estudantes a conquistarem o acesso à faculdade? Continue lendo para descobrir!

Investindo na Educação para Reduzir Desigualdades

O Brasil enfrenta desafios significativos no que diz respeito à educação. De acordo com o estudo “Um Olhar sobre a Educação”, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país apresenta uma das maiores taxas de pessoas sem diploma do ensino médio, uma etapa fundamental para o acesso ao ensino superior. Para mitigar essas deficiências, o governo e outras instituições têm implementado programas como ENEM, PROUNI e FIES, buscando promover a igualdade de acesso à educação em todo o país.
A Doctum, como uma instituição comunitária, compartilha do compromisso social de tornar o ensino superior mais acessível e inclusivo, reconhecendo que a educação vai além da obtenção de um diploma.

Vestibular Social: Abordagem da Doctum

Nesse contexto, a Rede Doctum lançou o Acesso Superior, um Programa de Bolsas Integrais que contempla estudantes. Uma oportunidade para aqueles que almejam ingressar no ensino superior.
Para participar, é necessário atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos no edital, incluindo a inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e possuir um Número de Identificação Social (NIS) atualizado.

Desvendando o NIS e o CadÚnico

Você já se deparou com os termos “CadÚnico” e “NIS” e se perguntou o que significam e como se relacionam? Vamos esclarecer!

O NIS, ou Número de Identificação Social, é uma sequência numérica de 11 dígitos atribuída pela Caixa Econômica Federal, utilizada para identificar famílias de baixa renda em todo o país. Este número está associado ao CadÚnico, que por sua vez é um programa do governo criado para identificar e cadastrar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Enquanto o NIS é o número que permite a participação em programas sociais, o CadÚnico é o sistema que reúne informações sobre essas famílias para viabilizar o acesso a políticas públicas.

Como Encontrar seu NIS?

Você pode consultar o NIS das seguintes formas:

1 – Verificando sua Carteira de Trabalho, onde o NIS está associado ao PIS, se você possuir vínculo empregatício regulamentado pela CLT.  Veja  um exemplo:

Foto: Reprodução da internet/Governo Federal.

Lembre-se: a carteira de trabalho também pode ser acessada via online. Para isso, é necessário instalar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para Android e IOS.

2 – Cartão Cidadão: Através do Cartão Cidadão, onde o NIS também está presente, geralmente separado por hífen. Veja o exemplo abaixo:

Foto: Reprodução da internet/Governo Federal.

3 – Procure pelo CRAS mais próximo de você: caso não tenha conseguido pelas opções acima, procure retirar o seu documento através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de você!

Você tem mais uma opção para encontrar seu NIS: através do site Meu CadÚnico, basta clicar aqui: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

A Importância do NIS para o Acesso à Faculdade

O Cadastro Único e o Número de Identificação Social desempenham um papel crucial ao facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, proporcionando oportunidades de realização pessoal e profissional. Se você sonha em cursar uma faculdade, não deixe de explorar os recursos disponíveis e buscar apoio através de programas como o Acesso Superior da Doctum..

Resumindo, o NIS é o número de identificação social registrado no sistema do Cadastro Único (CadÚnico), um programa do governo para identificar as famílias que mais necessitam do auxílio governamental. Viu como é simples?

Para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), você pode seguir os seguintes passos:

1. Localize o CRAS: O CadÚnico é geralmente administrado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município. Você pode encontrar o CRAS mais próximo através da prefeitura da sua cidade, geralmente disponibilizando essa informação em seu site oficial ou através de contato telefônico.

2.  Agende uma visita: Entre em contato com o CRAS para agendar uma visita. Eles vão te informar sobre os documentos necessários que você precisará levar. Geralmente, são documentos como CPF, RG, comprovante de residência, entre outros.

3.  Compareça à entrevista: No dia agendado, vá até o CRAS para uma entrevista, na qual você fornecerá as informações necessárias sobre a sua família e sua situação socioeconômica.

4.  Atualize suas informações: É importante manter os dados do CadÚnico sempre atualizados, especialmente se houver mudanças na composição familiar ou na situação financeira.
Após esses passos, sua família estará cadastrada no CadÚnico e poderá ter acesso aos programas sociais do governo federal, incluindo o Acesso Superior da Rede de Ensino Doctum.

Inscreva-se e transforme seu futuro ingressando com o Acesso Superior! São 500 bolsas de 100% ofertadas durante todo o período da faculdade, com mais de 50 opções de cursos!