– MAR 21, 2022


Saiba como o Oscar pode influenciar no desempenho da sua redação no Enem

A premiação do Oscar retoma seu formato tradicional após a pausa devido à pandemia. Na 94ª edição são dez indicados à categoria melhor filme, além de troféus para mais 22 categorias. 

Se você já está no ritmo de estudos para o Enem e outros vestibulares, vamos te dar algumas dicas de como os filmes indicados ao Oscar podem ajudar na abordagem e na construção de um bom argumento para você dar aquele up na sua redação, e mostrar como você é antenado com as atualidades. Pega a pipoca e vamos lá!


SETE FILMES INDICADOS AO OSCAR PARA VOCÊ USAR NA ABORDAGEM DA REDAÇÃO

Indicação ao Oscar filme Amor, Sublime Amor
A regravação – de mesmo nome –  é um clássico do cinema que utiliza a obra da dramaturgia “Romeu e Julieta” do escritor inglês, William Shakespeare, como inspiração.   O filme ajuda na abordagem de temas como imigração latina  e seus estereótipos, e a marginalização de pequenos grupos nas cidades. 

Um  ponto polêmico da obra original que se pode explorar é a pintura dos atores brancos para se passarem por latinos, conduta considerada crime atualmente. Você pode encontrar o filme na plataforma streaming da Disney+ caso seja assinante. 


Imagem retirada da internet


Indicação ao Oscar filme Ataque dos Cães
Favorito e líder em indicações – 12 no total – o filme é dirigido por Jane Campion, primeira mulher a ter duas indicações ao Oscar como melhor direção, a primeira foi em 1993 por “O Piano”. O Filme retrata irmandade, luto, masculinidade e patriarcalismo, para quem se interessou o filme está disponível na plataforma da Netflix. 

Para quem é amante de uma boa leitura e quer aprofundar mais  nesses assuntos, o filme é baseado no livro homônimo de 1967, de autoria do estadunidense Thomas Savage.


Imagem retirada da internet


Indicação ao Oscar filme Belfast
O filme retrata a Irlanda do Norte na década de 60, com os muitos conflitos entre os protestantes e católicos.
 
A questão religiosa não só na Irlanda do Norte, mas também no mundo de forma geral, é uma ótima citação em redações que abordem o tema. O filme ainda tem espaço para os direitos da criança e adolescente, cabendo uma reflexão sobre o futuro de uma criança após passar por conflitos e traumas como os religiosos. 


Imagem retirada da internet


Indicação ao Oscar Duna
Esse é o filme que te permite apreciar a ficção científica e ainda ter bons argumentos para abordagens como a tirania, religião e fanatismo, relações democráticas e autoritárias, nobreza e sistemas políticos, visto que o filme possui uma abordagem de um sistema que se assemelha muito ao feudalismo.  Se você está interessado(a), o filme está disponível na plataforma streaming HBO Max! E lembre-se nada de viajar muito na ficção hein!


Imagem retirada da internet


Indicação ao Oscar King Richard: Criando Campeãs
O filme conta a história Richard Williams, interpretado por Will Smith, pai das tenistas campeãs Serena e Venus Williams. 

Ao falarmos sobre campeãs mundialmente conhecidas, não podemos deixar de abordar o esporte de alto rendimento e as dificuldades para se chegar no auge, e no caso das irmãs Williams o patriarcalismo, pois Richard é o elo condutor de uma estrutura familiar rígida composta por seis mulheres e um único homem. Com um pouco mais de análise crítica, podemos perceber no filme o racismo sendo abordado. O filme está disponível na plataforma streaming HBO Max! Vale ressaltar que Serene e Venus são produtoras executivas do filme.


Imagem retirada da internet 


Indicação ao Oscar Não Olhe Para Cima
Talvez este seja o filme mais comentado no Brasil da lista do Oscar. Não Olhe Para Cima é uma crítica atual aos governos e entidades que criam teorias conspiratórias para explicar acontecimentos que vão desde doenças até à gravidade.

O filme nos leva a abordar a importância da ciência e os grandes investimentos feitos por milionários para pesquisas e estudos. 

A dica que não podemos deixar passar é: tanto no tema da redação do Enem Reaplicação 2021 quanto na Fuvest 2ª fase de 2020 foram abordados temas sobre a ciência, portanto vale deixar esse assunto sempre em dia, e se for vendo um filme então melhor ainda, certo?! Se você é assinante da Netflix, já pode assistir o filme na plataforma!


Imagem retirada da internet

Indicação ao Oscar No Ritmo do Coração   
Outro filme que traz um tema bem interessante e já foi abordado pelo Enem, é No Ritmo do Coração. 

O filme conta a história de uma jovem  CODA (Os filhos ouvintes de pais surdos começaram a ser referidos como “codas” devido à criação da organização internacional CODA Children of Deaf Adults) que se descobre cantora em uma casa onde todos são deficientes auditivos. O ator Troy Kotsur, interpreta o papel de pai da protagonista, é o primeiro ator surdo indicado ao Oscar. 

A surdez já foi tema do Enem em 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” – o tema é bem discutido no filme nos mostrando várias formas de abordagens na redação.

Imagem retirada da internet


Esteja sempre atualizado para arrasar na redação!
Não dá para prever os temas  da redação dos vestibulares e Enem, mas pode-se ter uma base e se manter atualizado sobre os assuntos que estão sendo mais  falados na mídia e também nas redes sociais, e com isso ampliar o seu conhecimento sobre esses temas e melhorar sua argumentação para abordá-los com propriedade durante a prova.

Quer mais dicas de filmes para te ajudar com as redações? Acesse nossa página com dicas de filmes que já foram temas do Enem e divirta-se enquanto aprende!

Quer mandar bem na redação? Preparamos as melhores dicas para você que deseja arrasar na hora da prova! 



Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.