Como fazer uma boa redação no Enem: 4 dicas

Confira um guia completo com as melhores dicas para quem quer fazer uma boa redação no Enem

Um grande erro que o vestibulando pode cometer é minimizar a importância da redação. A prova tem um peso bastante expressivo e pode até mesmo definir a aprovação, dependendo do curso. Descubra as melhores estratégias para escrever uma redação de qualidade e alcançar a nota máxima.

Dicas essenciais para uma boa redação no Enem:

1 – Faça da escrita um hábito: saiba como tornar a escrita um hábito regular em sua vida e obter melhores resultados na redação do vestibular ou do Enem.
2 – Saiba argumentar e sustentar os seus pontos de vista: aprenda a desenvolver argumentos sólidos e a sustentá-los de forma persuasiva em sua redação.
3 – Comece a redação sabendo onde quer chegar: descubra técnicas eficazes para começar sua redação com clareza e objetividade, aproveitando ao máximo o espaço disponível e o tempo limitado.
4 – Procure por referências: saiba como buscar referências relevantes e utilizar exemplos de redações de sucesso em vestibulares anteriores para aprimorar suas habilidades de escrita.

Descubra mais detalhes sobre essas estratégias no artigo completo em nosso blog.

Fazer uma boa redação no ENEM

Como fazer uma boa redação no Enem: passo a passo e dicas infalíveis

1 – Faça da escrita um hábito


A escrita requer prática regular para ser aprimorada. Por isso, é importante incorporar a escrita em sua rotina e produzir redações de qualidade com maior fluidez e facilidade. Apenas com a prática esse objetivo será alcançado. 

Ou seja, para aprender como criar uma rotina de produção de texto e a importância de escrever com frequência é preciso começar. 

Introduza em seu dia-a-dia o hábito de escrever ao menos duas redações por semana. Durante o processo marque o tempo que você demora para construir seus pensamentos e argumentos. Nesse processo, é importante que você acompanhe sua evolução como forma de se motivar. 

2 – Saiba argumentar e sustentar os seus pontos de vista

Para se destacar na redação, é essencial ter habilidades de argumentação. Descobrir como desenvolver argumentos consistentes, embasados em informações confiáveis, e aprender técnicas para sustentar seus pontos de vista de forma clara e persuasiva, é essencial. 

Afinal, os corretores precisam ter certeza que você sabe do que está falando e que consegue demonstrar isso através da escrita. Um passo importante nessa construção é conhecer fontes confiáveis para pesquisa e como utilizá-las a seu favor.

A melhor forma de desenvolver esse lado é sendo uma pessoa muito bem informada e atualizada. A internet é uma excelente ferramenta de pesquisa de comunicação, mas não se esqueça também dos jornais, revistas e livros. 

Acostume-se, ainda,  a fazer associações e referências que fortaleçam e enriqueçam o seu texto. Dados de fontes confiáveis também são sempre importantes.

3 – Comece a redação sabendo onde quer chegar

Iniciar uma redação pode ser desafiador, mas a organização e a clareza são fundamentais para um texto bem estruturado. 

Saiba como se preparar para a escrita, elaborando um esboço inicial e definindo o objetivo do seu texto. Aprenda a otimizar seu tempo e a desenvolver uma redação que atenda às expectativas dos corretores.

O espaço da redação é bastante curto e o tempo é contado. Você vai precisar usar toda a sua objetividade para ter um texto claro, que cumpra a proposta e que também supere as expectativas dos corretores.

Com organização e calma, isso tudo é possível. Assim que receber a prova, consulte o tema. Faça um esboço do que gostaria de colocar no texto e reveja as ideias. Uma vez montada a estrutura da redação, fica muito mais fácil desenvolvê-la.

4 – Procure por referências para fazer uma boa redação no Enem

Aproveite a experiência de redações nota máxima em vestibulares anteriores. Descubra como encontrar e analisar exemplos de redações bem-sucedidas para ampliar seu repertório e compreender os critérios de avaliação dos corretores. Conheça ferramentas online e recursos disponíveis, como ler as redações nota mil do Enem do ano anterior, por exemplo.

Esteja preparado(a) para o desafio da redação. Coloque em prática essas dicas e comece a aprimorar suas habilidades de escrita hoje mesmo. 

Já fez a sua redação do Enem do dia?


Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.

Escrito por Júlia Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.