JÚLIA SANTOS – OUT 29, 2019

As melhores dicas para quem quer fazer uma boa redação


Um grande erro que o vestibulando pode cometer é minimizar a importância da redação. A prova tem um peso bastante expressivo e pode até mesmo definir a aprovação, dependendo do curso.

Não existe uma fórmula mágica que defina como fazer redação, muito menos a receita do texto perfeito. No entanto, os estudantes podem seguir alguns passos e dicas para conseguir alcançar a nota máxima:

1 – Faça da escrita um hábito;
2 – Saiba argumentar e sustentar os seus argumentos;
3 – Comece a redação sabendo onde quer chegar;
4 – Procure por referências;

Quer saber como? Continue lendo!

dica para uma boa redação


Faça da escrita um hábito

Escrever é um exercício como qualquer outro e requer prática. Enquanto sociedade, temos perdido o hábito da escrita de uma forma geral porque valorizamos as tarefas mais rápidas e com resultados imediatos.

É complicado esperar obter uma nota satisfatória produzindo um texto por mês, por exemplo. Você levará muito mais tempo para produzir a redação, terá dificuldade em organizar as ideias e em encontrar as palavras certas.

Tente trazer a escrita de volta para a sua vida. Crie uma rotina de produção de texto. De uma a duas redações por semana é o ideal.

Saiba argumentar e sustentar os seus argumentos

 Seja a redação para o vestibular ou para o Enem, o ponto é o mesmo: você precisa saber argumentar. Os corretores querem ter certeza que você sabe do que está falando e que consegue demonstrar isso através da escrita.

A melhor forma de desenvolver esse lado quase jurista é sendo uma pessoa muito bem informada e atualizada. A internet é uma excelente ferramenta de pesquisa de comunicação, mas não se esqueça também dos jornais, revistas e livros. 

Acostume-se, ainda,  a fazer associações e referências que fortaleçam e enriqueçam o seu texto. Dados de fontes confiáveis também são sempre importantes.


Comece a redação sabendo onde quer chegar

Como iniciar uma redação? Sim, nós sabemos. Pode ser complicado às vezes. Mas o  mais importante é sempre começar o texto sabendo exatamente onde se quer chegar. 

O espaço da redação é bastante curto e o tempo é contado. Você vai precisar usar toda a sua objetividade para ter um texto claro, que cumpra a proposta e que também supere as expectativas dos corretores.

Com organização e calma, isso tudo é possível. Assim que receber a prova, consulte o tema. Faça um esboço do que gostaria de colocar no texto e reveja as ideias. Uma vez montada a estrutura da redação, fica muito mais fácil desenvolvê-la. .


Procure por referências

E por que não beber em outras fontes, principalmente nas vitoriosas? Ler redações que tiveram nota máxima em vestibulares anteriores lhe ajudará a ter mais noção do que os corretores se atentam nos textos.

Há vários sites onde se pode fazer isso, mas Neste ano o INEP divulgou uma cartilha de auxílio ao participante do Enem 2019. O documento, além de orientações gerais sobre a prova e explicações sobre como a nota é calculada, traz redações nota mil do ano anterior com comentários detalhados. 

E então, depois dessas dicas, sente-se preparado(a) para o desafio? Já fez a sua redação do dia?



Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.

Escrito por Júlia Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.