JÚLIA SANTOS – FEV 12, 2020

Qual a finalidade do curso de Sistemas de Informação nas empresas?

Enquanto muitas áreas ainda tentam recuperar o fôlego em meio a uma crise econômica severa, o setor da Tecnologia segue a todo vapor, inclusive na geração de empregos. De acordo com o relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), os 46 mil graduados por ano, sendo 9.134 do curso de Sistemas de Informação, não são suficientes para suprir a demanda do mercado.

Essas são ótimas notícias para quem pensa em seguir nesse ramo que tem tudo para crescer ainda mais nos próximos tempos. Mas, afinal, o que é Sistemas de Informação? Saiba um pouco mais sobre essa graduação.



Como é o curso de Sistemas de Informação?

Bacharelado com duração de 4 anos, essa graduação está voltada para o gerenciamento da informação através de meios informáticos, especificamente softwares e hardwares

A abordagem da formação é bastante ampla, permitindo que o futuro profissional  desenvolva sistemas do zero, adaptados às necessidades das empresas e clientes, como também gerencie e atualize com sucesso softwares já existentes.

Sendo um curso de Exatas, possui uma forte base em Matemática e Raciocínio Lógico, mas também há espaço na matriz curricular para matérias que envolvam Marketing e Gestão Financeira.
Algumas disciplinas abordadas ao longo dos 8 períodos de curso são:

> Cálculo Diferencial e Integral;
> Lógica de Programação;
> Geometria Analítica;
> Arquitetura de Computadores;
> Banco de Dados;
> Administração;
> Rede de Computadores;
> Engenharia de Software;
> Empreendedorismo;
> Desenvolvimento Web;
> Programação de Dispositivos Móveis;

Conhecendo um pouco da estrutura da graduação e sabendo o que se aprende em Sistemas de Informação, é possível ter noção da amplitude do campo profissional para esta área.


Sistema de Informação nas empresas


No início do texto, mencionamos que a demanda é muito maior do que a quantidade de profissionais da área disponíveis no mercado. E com a modernização das empresas em relação aos seus processos produtivos, a tendência é que a procura aumente ainda mais.

A tecnologia trouxe mais facilidade, mas também um maior fluxo de informação que precisa ser filtrada, gerida, armazenada e utilizada de forma eficiente e segura para clientes e empresas. Os analistas de sistemas entram nesse relacionamento para tornar a dinâmica mais fluida. 

Dependendo do tipo de negócio, as soluções tecnológicas podem passar por um sistema integrado que ajude administrar o stock de produtos, um aplicativo de venda ou até mesmo um banco de dados com currículos para recrutamento.

Essas intervenções reduzem drasticamente os custos envolvidos na fabricação de produtos e na oferta de serviços, o que permite fazer chegar um preço mais baixo ao consumidor final. 

A tendência veio para ficar, pois os dados mostram que ainda há muito pela frente. Até 2022, a previsão é de sejam investidos cerca de R$ 345,5 bilhões em transformação digital, segundo o mesmo relatório da Brasscom citado anteriormente.

Se pretende investir em uma profissão do futuro e com as mais diversas possibilidades, Sistemas de Informação certamente é uma boa aposta. 

Quer saber ainda mais essa graduação? Então baixe este e-book que preparamos especialmente para sanar todas as suas dúvidas a respeito da carreira de Sistemas de Informação!



Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.