JÚLIA SANTOS – FEV 26, 2020

Saiba tudo sobre o curso de Teologia

Engana-se quem pensa que o curso de Teologia é direcionado apenas para pessoas com um forte lado religioso. Na verdade, dependendo do tipo de formação e de como a mesma foi estruturada, pode ser. Mas, de forma geral, o objetivo desta área vai além das crenças.

Se você está se questionando para que serve o curso de Teologia, continue lendo esse artigo até o fim. Nós explicaremos melhor qual o objeto de estudo deste campo, quem é e o que faz o profissional formado e onde fazer a graduação.

O que se aprende no curso de Teologia?

Como curso superior, essa formação pode ser encontrada nos formatos de licenciatura ou bacharelado. Está voltada para estudar a relação entre o homem e a religião e quais as implicações históricas e sociais dessa dinâmica.

O foco do curso, concentrado nas religiões cristãs, depende geralmente da visão e da linha seguida pela instituição de ensino. Algumas optam por abordar apenas o lado católico, outras podem seguir pelo âmbito metodista, luterano, batista ou evangélico, por exemplo.

Por ser da área de Humanas, existem muitas matérias voltadas para a História, Antropologia e Filosofia. Também há uma abordagem aos estudos da Bíblia, com a divisão entre Antigo e Novo Testamento.

Veja algumas disciplinas encontradas na grade curricular do curso:

> Antropologia Cultural;
> Igreja e Sociedade;
> Hebraico Bíblico;
> Grego Bíblico;
> Sociologia e Religião;
> Psicologia e Aconselhamento;
> Exegese e Teologia do Novo Testamento;
> Cultura e Religiosidade Brasileira.

Concluído o curso, o teólogo tem a opção de seguir uma carreira profissional religiosa no ministério ou não. Outros caminhos possíveis são a pesquisa acadêmica, o ensino e o mercado editorial.

Onde tem curso de Teologia?

O curso de Teologia é uma graduação e, portanto, encontrado em instituições de ensino superior. É fundamental procurar uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação. Essa é a garantia de que o diploma expedido no fim da graduação terá validade.

A Doctum não apenas tem esse reconhecimento como também é considerada uma das 50 melhores instituições de ensino do país pelo órgão. Neste momento, a graduação existe em duas modalidades: presencial e EaD.

Conceito 4 no MEC, o bacharelado presencial tem a duração de 3,5 anos e foi o primeiro da região de Caratinga. Já o curso EaD, organizado em 7 módulos, não está classificado como licenciatura ou bacharelado, permitindo ao estudante seguir qualquer uma das duas linhas de atuação.
Fazer um curso de graduação na Doctum significa mais do que simplesmente agregar valor ao currículo: é viver uma experiência que muda a vida. Aposte no curso dos seus sonhos e em uma instituição que pode oferecer as condições que você precisa para estudar com tranquilidade. Aqui, é possível ter acesso a bolsas de estudo e financiamentos sem juros.

Não adie mais a sua vontade de cursar Teologia e conhecer mais sobre como a fé em Deus tem transformado o mundo. Quer saber mais sobre as vantagens de ser um aluno Doctum? Entre em contato conosco hoje mesmo!

Ah, e se você realmente quer se tornar um profissional de sucesso, baixe o nosso e-book sobre Como garantir sua entrada em uma faculdade e conheça todas as formas de ingresso, além de facilidades para que você possa concluir o seu curso de forma bem-sucedida.

Escrito por Júlia Santos