10 curiosidades sobre Odontologia que você precisa conhecer

Esta área da saúde é muito ampla e vasta. Exatamente por isso, há curiosidades sobre a Odontologia que você ainda não descobriu.

A Odontologia, denominada em seus primórdios como Arte Dentária, nasceu na Pré-História, porém seus registros mais antigos datam de 3500 a.C., na Mesopotâmia. Na história da profissão, é possível observar, nas inscrições da época, uma menção do que seria o verme responsável pela destruição da estrutura dentária, o gusano dentário18, estudado até hoje.

Além disso, uma das mais recentes pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que a Odontologia é a segunda área mais rentável, atrás apenas da Medicina. 

Mas muito além do retorno financeiro, todo processo seletivo para o curso recebe pessoas que sonham em seguir essa profissão, que vem se transformando ao longo dos anos. Ou seja, é uma ocupação que remete à estabilidade e segurança aos profissionais. 

Até porque, cuidar do sorriso é a prioridade para manter-se saudável, concorda? 

Portanto, se você está planejando ingressar em um curso de faculdade com uma carreira promissora, definitivamente deveria considerar a Odontologia. Além de ser uma área da saúde é repleta de opções de atuação ela se destaca por ter o foco em cuidar do sorriso.

Se você gostou de saber dessas informações continue a leitura e descubra 7 curiosidades sobre odontologia que você provavelmente não conhece, mas precisa conhecer!

Vamos descobrir?  




10 curiosidades sobre Odontologia

1 – Bruxismo tem a ver com o seu estado mental

O bruxismo afeta 40% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e pode acometer pessoas em qualquer idade, mas, de fato, é mais comum em pessoas com alto nível de estresse. As mulheres têm mais chance que os homens de desenvolver bruxismo, chegando a 90% dos casos.  

2 – No século XVII, a mesma escova era usada por toda a família

A escova mais antiga foi encontrada em tumba egípcia a cerca de 3000 a.C. No século XVII, todos os membros da família utilizavam a mesma escova devido ao preço.

3 – O maior dente humano foi encontrado em Minas Gerais

O maior dente do mundo, entrou para o livro dos recordes (Guinness Book), em 2011. O dente media 5,2 centímetros e foi extraído por um dentista em Ilicínea, Minas Gerais, em agosto de 2009.   


4 – Desigualdade no Brasil é medida pelos dentes

Segundo pesquisa Nacional de Saúde em 2013, o Brasil é o país com mais dentistas no mundo, porém é, também, o país com maior número de pessoas com problemas bucais com a perda dos dentes. Esse fator está diretamente ligado a desigualdade social e pobreza.   

5 – Dentadura dos mortos e pobres

No século XIX, os vivos usavam dentes postiços arrancados de cadáveres ou comprados dos pobres. Depois da batalha de Waterloo (onde fica a Bélgica atualmente) foram retirados 50 mil dentes dos mortos. As dentaduras eram chamadas de “dentes de Waterloo”. 

6 – Dentes tortos é moda no Japão

Por uma questão de estética, as mulheres no Japão buscam por dentistas que deformem seus dentes. A moda é chamada yaeba e, segundo este padrão estético, o sorriso se torna mais terno e inocente, fazendo-as parecer mais jovens.  

7 – Aluno de Odontologia da Doctum conquista 1º lugar

O aluno de Odontologia da Doctum, Gabriel Ramos Rúbio, conquistou o 1º lugar no processo seletivo promovido pelo hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” em Vitória, Espírito Santo. Vale investir em uma boa faculdade que te possibilite experiências que vão agregar muito ao seu currículo.

8 – Conheça os países que mais valorizam a Odontologia

Posto que o Brasil é o país com maior número de dentistas no mundo, você deve ter imaginado que a valorização da profissão deve ser gigantesca, certo? Mas não é bem assim que as coisas acontecem…

De acordo com o IBGE, 70% dos dentistas no Brasil estão distribuídos nas regiões Sul e Sudeste, respectivamente, pois são regiões muito povoadas e apresentam maior qualidade de vida. Se você pretende investir nessa profissão, esses são os países que mais valorizam a área: 

Espanha 
Noruega  
Suíça 
Canadá 
Estados Unidos 

Não é à toa que todos esses países estão nesta lista. Em suma, são locais com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ou seja, atendem aos requisitos do IDH, proporcionando saúde, educação, segurança e saneamento básico de qualidade.  

Pretende sair do Brasil? Nos últimos anos, esta é a vontade de muitos brasileiros(as). Claro, a decisão é motivada pela busca de uma melhor qualidade de vida e oportunidade de emprego que valorize o profissional. 

Se você já é graduado(a) ou está neste processo de formação, e pretende sair do Brasil, é importante que você pense nas suas razões pessoais e faça um planejamento adequado para se dar bem na carreira fora do seu país de origem. 

9 – Curiosidades sobre odontologia: padroeira Apolônia de Alexandria

O dia 09 de fevereiro é uma data diferente para estudantes da saúde que costumam ter crenças. Isto porque, em conformidade com o Sistema de Conselhos de Odontologia, a data homenageia a padroeira dos cirurgiões-dentistas, protetora dos que sofrem com dores nos dentes. 


Créditos: Retrato de Santa Apolônia, padroeira da Odontologia. Reprodução da Internet  

Segundo registros históricos, Santa Apolônia ou Apolônia de Alexandria viveu no período do Império Romano, e foi perseguida por ser cristã.  Em episódios de tortura, ela teve os dentes quebrados e arrancados. 

Durante a Idade Média, as extrações de dente eram feitas sem anestesia, em público e por barbeiros. Para isso, era utilizado um instrumento chamado “pelicano dental”. Na imagem de Apolônia logo acima, podemos visualizar o mesmo instrumento. 

Créditos: Ilustração de um pelicano dental, no livro“As obras de Ambroise Pare” de 1585. Reprodução da internet 

De maneira idêntica com a profissão de Odontologia, a Santa foi homenageada como a padroeira dos cirurgiões-dentistas, assim como, este profissional protege seus pacientes da dor. 

10 – Tiradentes: o patrono da Odontologia

Em mais uma data marcante para os estudantes e profissionais de Odontologia, o dia 21 de abril também prestigia uma figura marcante na história brasileira: Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, seu nome de batismo, dedicou sua juventude ao exercício da profissão de Cirurgião-Dentista, o que lhe gerou o apelido de Tiradentes.  

Créditos: Reprodução da Internet 

Como já vimos anteriormente, não existia a profissão dos cirurgiões dentistas como conhecemos atualmente, e esta ação era produzida pelos barbeiros. Historicamente, Tiradentes realizou, a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil. 

Descubra mais curiosidades sobre odontologia na Doctum

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, a Odontologia é uma área que possui diversas ramificações que envolve muito mais coisa do que apenas de dentes.

Se você quer construir sua carreira nessa área, é importante que comece sua graduação o mais rápido possível. Esse é um mercado em constante evolução e os profissionais que atuam a mais tempo são reconhecidos primeiro.

Venha conhecer o curso de Odontologia oferecido pela Rede de Ensino Doctum e inscreva-se!

Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.