– OUT 31, 2023



Como se preparar para o dia da prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) está chegando e nada melhor do que estar bem preparado para os dias de provas. Em 5 e 12 de novembro, mais de 3,9 milhões de candidatos fazem o teste em todo o Brasil, o que deixa muitas pessoas ansiosas diante da grande concorrência.

No entanto, uma forma de se acalmar é estar pronto para encarar o desafio. Tomar alguns cuidados antes e nos dias da prova é essencial para se certificar de que tudo vai dar certo e guardar energias para pensar apenas nas questões do exame.

Neste conteúdo, a Rede de Ensino Doctum te dá dicas de como se preparar para o dia da prova do Enem. Separamos este artigo em duas partes, com orientações para a véspera e para as datas do exame.

Boa leitura!


Na véspera

A preparação para o dia da prova do Enem começa bem antes, com muito estudo, dedicação e foco. Porém, a partir da véspera já é possível tomar algumas atitudes que podem ajudar a fazer um exame mais tranquilo.


Tente não estudar

Tentar fazer aquele revisional corrido no dia que antecede as provas não costuma ser recomendado, especialmente se a intenção é correr atrás do prejuízo. 

Estudar na véspera do exame pode ser um desperdício de energia. Por isso, a dica é confiar no que você sabe.

Em vez de se desesperar com certos conteúdos que não domina, o ideal é descansar ou fazer alguma atividade de lazer, que ajude a relaxar e espante a ansiedade.


Conheça o local de prova

Pode parecer exagero, mas visitar o local de provas na véspera ou dias antes do exame é uma ótima dica para os candidatos. Ao saber, com antecedência, como chegar, quanto tempo dura o deslocamento, onde parar o carro ou se dá para ir caminhando, os alunos podem se preparar para imprevistos.

O local onde o candidato deve fazer a prova do Enem está disponível no Cartão de Confirmação da Inscrição ou no site https://enem.inep.gov.br/participante/.


Durma cedo

Estar com a mente descansada é a melhor maneira de garantir que ela vai funcionar bem no dia seguinte. Nós sabemos que pode ser difícil, mas é importante tentar dormir cedo na véspera do Enem, para acordar disposto para a jornada de provas.

Uma dica é desligar as notificações do celular, para não ser despertado sem necessidade. Outra é tentar dormir em um lugar silencioso e escuro, sem agitação, a fim de garantir a qualidade do sono.


No dia da prova

O dia do Enem chegou! E agora? Não precisa se desesperar. A dica principal é deixar tudo pronto para não passar nenhum perrengue de última hora. Vale, ainda, planejar bem seu tempo e fazer de tudo para ficar tranquilo e confortável. Veja algumas dicas:


Faça refeições leves

Como as provas do Enem começam às 13h30, o mais comum é que os candidatos já tenho feito duas refeições antes do início. Tanto no café da manhã quanto no almoço, deve-se evitar comidas pesadas que possam causar sensação de barriga cheia. 

No entanto, também não é para ficar sem se alimentar. Preferencialmente, além das refeições em casa, tente levar algum lanche para comer durante a prova, pois elas duram até 5 horas e meia no primeiro dia e 5 horas no segundo.


Verifique a documentação

Para conseguir entrar no local de prova, os candidatos devem apresentar um documento oficial de identificação com foto. Segundo o edital do Enem 2023, são validos:

• Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
• Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
• Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
• Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
• Passaporte;
• Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
• Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
• Cópias simples ou autenticadas não contam. Documentos sem foto também não são aceitos.


Chegue cedo ao local de prova

Ninguém quer ser um atrasado do Enem. E a melhor forma de você garantir que vai atravessar os portões antes do início das provas é chegando cedo. 

Segundo o edital, os portões são abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Portanto, o ideal é se programar para chegar, pelo menos, uma hora antes da abertura dos portões.

Se preparar para chegar cedo ajuda a prevenir outros problemas, como ficar agarrado no trânsito ou errar o local de prova, por exemplo.


Fique atento ao que levar no dia do Enem

Para realizar a prova do Enem, os candidatos devem utilizar caneta esferográfica preta, com corpo transparente. Além disso, é permitido levar um lanche, que pode ser vistoriado pelo fiscal de sala.

O Enem não proíbe levar smartphones, smartwatches, tablets ou outros dispositivos eletrônicos, porém, todos eles devem ser desligados e guardados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo fiscal do lado de fora da sala de provas. 

Artigos religiosos – véu, quipá e outros – e materiais próprios para garantir acessibilidade – máquina de escrever em braile, por exemplo – podem ser levados, mas também devem passar por vistoria. 

Em caso de dúvida, o fiscal pode submeter qualquer candidato à revista eletrônica no local de prova, usando um detector de metais.


Faça pausas e seja estratégico

Durante a realização do exame, é importante agir de forma estratégica. O ideal é resolver as questões mais fáceis primeiro, para garantir pontos, sem cansar demais o cérebro, e deixar as mais difíceis para depois. A ideia é não desperdiçar tempo demais com perguntas complicadas de resolver.

Outra tática é fazer pequenas pausas de hora em hora, para evitar a fadiga mental. Essa é a hora de ir ao banheiro, comer alguma coisa ou se alongar. É importante, porém, controlar o tempo, para conseguir terminar a prova sem correria.


grupo de jovens



Entre para a Doctum com sua nota do Enem

Se preparar bem para a prova pode ser o seu passaporte para entrar numa ótima faculdade usando sua nota do Enem.

Fazendo 250 pontos ou mais, você pode entrar para qualquer curso da Doctum, seja presencial, semipresencial ou EaD. 

Estude na Doctum com a sua nota do Enem!


Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.