– ABR 26, 2021

Calouro: Saiba como se destacar na faculdade

A faculdade é um período de muito aprendizado e também de muitas oportunidades para os acadêmicos. Mas não estamos falando apenas de estudos e novos conhecimentos. Tudo que se vive na faculdade pode refletir na vida toda. Juntamente com o tão sonhado curso, um novo universo cheio de possibilidades se inicia. Bem-vind@ aos melhores anos da sua vida!

Muitas das experiências que teremos no campo profissional começam aqui e se você souber como aproveitar ao máximo tudo que a faculdade oferece tem grandes chances de se destacar na carreira escolhida. Além disso, a fase acadêmica engloba também a chance de construirmos fortes relações de amizade, parcerias de negócios, novas vivências e experimentações de mundo. Mas como tudo isso pode acontecer?

Pensando nesta temática, reunimos algumas dicas de como aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a faculdade oferece para você se tornar um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Crie sua rede de contatos e estabeleça relações

Quem não gosta de fazer novos amigos, não é? Conhecer pessoas é sempre uma forma de expandir horizontes e na faculdade você conhecerá muitas. Mas não se limite em conhecer só seus colegas de classe e professores.

Procure sempre se relacionar com os alunos de outros cursos e períodos, isso pode acontecer nos momentos de atividades unificadas, na pausa pro lanche da cantina ou nos momentos de entretenimento. Estabeleça relações também com os funcionários da unidade na qual você estuda, são eles que fazem grande parte do trabalho que é necessário para que as aulas aconteçam com qualidade e é muito bom saber com quem contar. E a Doctum valoriza muito a interação entre amigos, professores e colaboradores. Acompanhe como é um dia de aula nos campi da Doctum em Juiz de Fora-MG (registros antes da pandemia). Mas, mesmo mantendo o distanciamento social, é muito importante manter esses vínculos.

Amplie seu repertório e esteja aberto a experimentar

Quase sempre as faculdades oferecem vários projetos que você pode participar e assim ir descobrindo com quais áreas da sua carreira você terá mais afinidade. Na Doctum os alunos podem participar de iniciativas como a A Casa do Cidadão (Direito), o Escritório-Escola Engenheiros do Povo (Engenharias e Arquitetura) e o Núcleo de Psicologia Aplicada (Psicologia) que são setores de atendimento à comunidade carente, realizado pelos próprios alunos e supervisionado por nossos professores.

É uma excelente oportunidade para você ter conhecimento prático e fortalecer o compromisso social com o seu aprendizado.

Procure pela Empresa Júnior

Outra forma de vivenciar o mercado de trabalho durante os anos de faculdade é participando de uma empresa júnior na carreira em que você pretende atuar. A empresa júnior dá essa oportunidade aos alunos, a partir da implementação de atividades supervisionadas pelos professores. É sem dúvida uma excelente chance de fazer networking e desenvolver habilidades.

Faça um estágio

Um estágio pode ser uma ótima porta de entrada para uma carreira de sucesso. Além de possibilitar o ganho de experiência para quem está começando, é a oportunidade de começar a trabalhar em uma empresa com a possibilidade de ser efetivado ao fim do curso e já se formar empregado!

Para conseguir uma vaga em um bom estágio, é muito importante apresentar o currículo correto, mostrando quem você é, o que tem a oferecer, destacando suas habilidades e conhecimentos que vão de encontro com o que a empresa procura. A Doctum reuniu AQUI algumas dicas de ouro para você montar o currículo ideal.

Converse com seus professores

Professores estão sempre dispostos a ajudar, basta você solicitar. Sempre que possível converse com eles, entenda quais são as linhas de pesquisas que eles têm mais afinidade, isso pode ajudar no seu TCC. E sempre recorra a eles para tirar suas dúvidas, isso é fundamental. Muitas amizades entre alunos e professores se estendem pra vida toda e grandes descobertas podem surgir dessa relação.

Que tal conhecer um pouco mais sobre os professores que você vai encontrar na Rede de Ensino Doctum? Dá play nesse vídeo.

Participe das atividades extracurriculares

Visita guiada? Palestra? Minicurso? Esteja dentro! Essas atividades fazem com que a rotina de estudos fique mais leve e podem ajudar você a descobrir seus talentos na prática. Além disso, muitas dessas experiências oferecem certificado de participação e podem ficar registradas no seu currículo. Tudo isso ajudará você a desenvolver ainda mais as suas habilidades profissionais.

Tenha uma rotina de estudos

Um aluno responsável com os estudos sempre é notado pelos professores e colegas. Não se esqueça que apesar de todas as possibilidades e distrações do dia a dia, estudar é o seu objetivo maior de estar na faculdade e é o único caminho para aprender sua profissão.

Manter seus estudos em dia, entregar as atividades no prazo, ser participativo nas aulas e nos trabalhos de classe é um caminho que te levará longe. Se quiser saber mais, aqui tem algumas DICAS para mandar bem nos estudos em casa.

Valorizar o seu tempo na faculdade naturalmente fará com que você se destaque. Por isso, aproveite tudo que estiver ao seu alcance e faça valer essa experiência de vida, ela certamente marcará sua jornada. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a enxergar melhor todas as possibilidades que o universo acadêmico oferece. Se você está chegando agora na faculdade e quer ficar por dentro de todos esses pontos, não deixe de navegar pelo site da Rede Doctum, lá você encontra todas as informações completas sobre nossos cursos e sobre as atividades disponíveis para os alunos.