– ABR 26, 2021

Saiba como elaborar um bom currículo para estágio

Um estágio pode ser uma excelente porta de entrada para uma carreira de sucesso. Além de possibilitar o ganho de experiência para quem está começando, é a oportunidade de começar a trabalhar em uma empresa com a possibilidade de ser efetivado ao fim do curso e já se formar empregado!

Para conseguir uma vaga em um bom estágio, é muito importante apresentar o currículo correto, mostrando quem você é, o que tem a oferecer, destacando suas habilidades e conhecimentos que vão de encontro com o que a empresa procura. A Doctum quer te ajudar a ser um grande profissional, então, reunimos algumas dicas de ouro para você montar o currículo ideal!

Informações Pessoais

A primeira parte do seu currículo deve conter informações sobre você como seu nome completo, idade, estado civil, endereço, e-mail e telefone. Cuidado para não colocar informações desnecessárias como CPF, RG e NIS… O empregador não precisa dessas informações para te chamar para uma entrevista.

Objetivo

Muitos estudantes ficam confusos quanto a essa parte, mas a questão é bem simples. O objetivo deve mostrar o que você procura com esse currículo, por exemplo: “Estágio em Marketing Digital”. Pode conter o cargo e o nome da empresa, caso você adapte seu currículo às vagas que procura.

Formação Acadêmica

Quando estamos buscando estágio, não costumamos ter tanta experiência, logo, a formação acadêmica é uma informação de destaque em seu currículo. É importante colocar o nome do curso, a instituição de ensino e o ano de conclusão.

Idiomas

Nesta seção você deve citar os idiomas que domina juntamente com os níveis (básico, intermediário, avançado). Caso tenha certificados, você pode citá-los entre parênteses. Exemplo: Inglês (C1).

Habilidades e Competências

Você deve destacar suas habilidades específicas relacionadas à sua área de estágio, como uso de softwares. Excel, Adobe Photoshop, Adobe After Effects, AutoCAD… Cada área de atuação tem seus programas de destaque e saber usá-los é sempre um grande diferencial. É muito interessante destacar os níveis como (iniciante, intermediário e avançado).

Experiência

Nesse ponto é importante destacar as experiências que podem ser relevantes para o empregador. Se você já trabalhou ou estagiou em outros lugares, maravilha! É hora de adicionar essas informações ao seu currículo. Mas, se você não tem muita experiência, tudo bem! Todo mundo começa de algum lugar e o estágio serve exatamente para isso. Você pode destacar projetos dos quais participou, trabalhos voluntários, iniciação científica, empresa júnior, intercâmbios, cursos extra, etc.

Temos algumas dicas adicionais como:

– Faça uma pesquisa sobre o que os recrutadores estão buscando para os estágios na sua área e defina “palavras-chave”. Você pode destacá-las em seu currículo para reforçar a sua qualificação.

– Seja objetivo e claro. É importante que as informações no seu currículo estejam organizadas para que o empregador possa ler facilmente e que você diga somente o necessário. Muitos profissionais do ramo defendem que uma página é suficiente para você mostrar a que veio, então, não se preocupe em preencher espaço com informações desnecessárias ou inverídicas. Sugerimos a organização em títulos e subtítulos.

– Seu currículo não precisa ter uma estética super maravilhosa e diferentona (a menos que seja uma vaga para design, nesse caso, isso pode ser um grande diferencial). Não existe uma regra sobre como seu currículo deve ser, mas repetimos: importante que ele seja objetivo e fácil de ler. Não tem problema nenhum fazer o seu currículo caprichado no Word, mas caso queira um currículo mais trabalhado, alguns sites como o Canva oferecem modelos pré-planejados para serem preenchidos. Vale a pena dar uma olhada.

– Seu currículo também não precisa de uma foto, a não ser que a empresa contratante faça esse pedido ao anunciar a vaga.

– Salve seu currículo no formato PDF. Além de não correr o risco do seu documento perder a formatação, não é uma prática comum enviar arquivos editáveis nesse caso.

Esperamos que essas dicas ajudem você a conseguir a vaga de estágio dos seus sonhos!

Na Doctum, estamos sempre buscando transformar a vida dos nossos alunos através da educação, então criamos o Núcleo de Estágio e Emprego para criar oportunidades e buscar a inserção profissional de nossos alunos. Com isso, os alunos Doctum conhecem melhor a profissão, mesmo antes de estarem formados. Quer saber mais sobre esses e outros diferenciais da Doctum? Acesse nosso site.