– ABR 05, 2021

7 Dicas para mandar bem nos estudos em casa

O período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19 afetou a rotina da maioria dos estudantes no Brasil. Apesar de desafiador, este momento deve ser encarado com foco nos estudos, uma vez que o ciclo de aprendizagem não pode parar. Sobretudo para quem pretende fazer vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, é importante não deixar os estudos de lado e se preparar da melhor maneira para enfrentar as provas.

Sabemos que, para quem está cursando um ensino superior, os desafios também são constantes. Na Rede de Ensino Doctum, como forma de prevenção ao coronavírus, foi desenvolvido uma forma de os alunos continuarem os estudos, com a mesma qualidade e conteúdo da sala de aula, por meio das aulas conectadas. Apesar de todo o apoio por parte dos professores, é necessário uma adequação à rotina para aproveitar os conteúdos em casa. E o desafio se encontra aí!

Tanto quem está se preparando há meses para ingressar em uma faculdade em 2021, quanto quem já está concluindo um curso superior, ambos precisam se reinventar na hora dos estudos. O momento demanda determinação e organização para não perder o foco. Mas como aproveitar melhor o tempo em casa e os conteúdos disponíveis?

Pensando em auxiliar vestibulandos, veteranos e calouros, enumeramos algumas dicas que ajudam o aprendizado a fluir de forma mais leve durante a quarentena.

1 – Método Pomodoro

O Método Pomodoro ajuda a focar nos estudos. A técnica consiste em reservar exatamente 25 minutos na realização de uma tarefa e dedicar foco total durante este tempo. Depois, você faz uma pausa de 5 minutos para fazer o que quiser. Acabando a pausa, você volta a focar por mais 25 minutos.

Repetindo esse ciclo quatro vezes, você vai ter dedicado duas horas ao seu objetivo, sem distrações. Para ajudar na contagem, existem alguns aplicativos como o Timer Pomodoro.

2 – Separe um cantinho adequado para estudar

Escolha um lugar da sua casa que você consiga manter a postura e o foco durante as aulas. É muito importante ter um local apropriado para estudar, que seja limpo, com boa iluminação, organizado e silencioso. Isso vai ajudá-lo a evitar distrações, ainda mais se você estiver em casa com a sua família.

3 – Planeje seu tempo

Organize seu dia e sua rotina para estudar além das aulas conectadas. As séries podem esperar um pouco, eu te garanto! Um cronograma diário com as tarefas, horários e metas é muito importante para manter a organização. Neste cronograma você pode incluir as disciplinas e tópicos a serem estudados no dia, além de outras tarefas pessoais.

Para te ajudar nesta jornada de organização, preparamos um Planner especial. O arquivo completo está disponível em nossa revista digital.
Clique aqui para baixar seu exemplar

4 – Anote tudo

Lembre-se: Papel e caneta na mão para tomar nota de tudo o que o professor estiver explicando. Esse exercício ajuda na memorização do conteúdo e auxilia para que você não perca o foco durante as aulas conectadas. Ao se concentrar para anotar os conceitos compartilhados pelo docente, seu foco não estará nas redes sociais ou no chat das aulas e sim prestando atenção no conteúdo. Já experimentou essa dica?

5 – Tire o pijama

Não ria, é sério! Trocar de roupa nos ajuda a entender que é hora de estudar e não de dormir. Isso evita o ímpeto de ficar deitado na cama ou no sofá. Vamos falar a verdade, quem consegue ser produtivo de pijama, não é mesmo? Inclua esse hábito em sua rotina e o seu relacionamento com os estudos em casa vai mudar, você vai ver!

6 – Mantenha o corpo e mente saudáveis

Estamos vivendo um momento muito difícil em que a saúde está sendo colocada em primeiro lugar. Portanto, lembre-se de cuidar de você. Uma ótima dica é manter uma rotina de exercícios físicos, mesmo em casa. O exercício em casa, usando técnicas seguras, simples e facilmente implementáveis, é adequado para manter o sistema imunológico ativo, evitar infecções de trato respiratório superior e manter os níveis de condicionamento físico.

Pensando no bem-estar de todos, o Coordenador de Esportes da Rede de Ensino Doctum, Jenilson Brito Rodrigues, mais conhecido como Goleiro Mão, separou algumas dicas para quem deseja movimentar o corpo. Dá o play e confira o vídeo!

7 – Cuide do seu psicológico

Se há uns meses atrás alguém nos contasse que iríamos enfrentar um período de distanciamento social para evitar o avanço de uma pandemia, muitos não acreditariam. Quem poderia imaginar uma mudança tão drástica na rotina do mundo inteiro em tão pouco tempo? Pois é! São tempos difíceis, mas o sacrifício individual é por um bem coletivo.

Entretanto, saber disso não nos livra dos desconfortos e inseguranças que este momento pode nos causar. Além de cuidar de nós, de nossos familiares e da comunidade em que vivemos, precisamos estar atentos ao que acontece em nosso interior. Manter a saúde mental é tão importante quanto cuidar do físico, afinal, corpo e mente caminham juntos.

Bom, essas foram as nossas dicas! Esperamos que isso lhe ajude a encarar os estudos em casa com outro olhar. Depois nos conte o que achou.