JÚLIA SANTOS – NOV 27, 2019

O que é avaliação psicológica? Compreenda a importância e os seus benefícios

A palavra avaliação psicológica pode parecer um pouco intimidante no primeiro momento, mas a verdade é que ela é absolutamente necessária. O procedimento, realizado nos mais diferentes contextos, demonstra muito bem a importância da Psicologia.

O teste envolve uma série de técnicas escolhidas pelo psicólogo, com o aval do Conselho Federal de Psicologia, e levando em conta o objetivo da verificação. O profissional formado no curso de Psicologia é o único que tem habilitação para conduzir uma avaliação psicológica de confiança.

O que é e como funciona

Existem relatos de avaliações psicológicas existirem há séculos, mas provavelmente não com os mesmos parâmetros. Essa espécie de exame da mente tenta clarificar qual o real estado psicológico de cada pessoa, por quais processos ela está passando e como responde a determinadas situações.

Esse não é um julgamento pessoal feito pelo profissional, mas um diagnóstico obtido após o uso de uma série de ferramentas idôneas. Para garantir mais qualidade nesta etapa, existem requisitos mínimos definidos pelo Conselho e o SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) que verifica as técnicas usadas.

Ainda na faculdade de Psicologia, o estudante desenvolve todas as capacidades que o auxiliam na carreira e em testes específicos como este.

Os procedimentos variam de entrevistas a questionários, observações e dinâmicas. A idade do avaliado e os motivos do teste têm um papel importante nesse ponto. O SATEPSI possui uma lista com todos os testes e escalas que podem ser utilizados ou não pelo profissional no contexto.

Por que é tão importante?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, estima-se que cerca de 18% da população brasileira sofre de algum transtorno mental. Uma boa parte dessas pessoas desconhece o problema e nunca ouviu falar em avaliação psicológica. E em um momento em que o suicídio é a segunda principal causa de morte dos jovens de 15 a 29 anos (um fato  preocupante) uma avaliação pode ser uma boa ideia.

Essa talvez seja a forma mais impactante de falar no assunto quando, na verdade, os testes podem ser usados para muitos outros fins. Um dos usos mais comuns neste momento é processos de recrutamento. Nesse caso, os recrutadores conseguem verificar se o perfil psicológico do candidato também é adequado para a função.

A avaliação é primordial ainda nos seguintes casos:

> Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
> Autorização para porte de armas de fogo;
> Orientação vocacional;
> Desenvolvimento pessoal;
> Embasamento de decisões de âmbito penal.

Eu preciso de uma avaliação psicológica?

Como já vimos anteriormente, a avaliação tem muitas finalidades, tudo depende do motivo para o qual ela será usada. Em todo caso, acabam por sempre agregar informações importantes sobre nós que muitas vezes não ficam muito claras.

Ainda existe um grande preconceito em relação à Psicologia e ao trabalho dos psicólogos, mas a verdade é que, em algum momento da vida, todos precisamos deles. Mesmo que seja simplesmente para autoconhecimento, um teste psicológico, desde que feito adequadamente e com um bom profissional, é sempre válido.

Escrito por Júlia Santos