JÚLIA SANTOS – NOV 29, 2019

Quais são os materiais básicos usados no Curso de Arquitetura?

Está se preparando para entrar em um curso de Arquitetura? Então saiba que, além de muita vontade de aprender, você terá que levar um material específico para as aulas.

O material de Arquitetura usado durante a graduação prepara o futuro profissional para ter intimidade com aquela que será a sua rotina de trabalho. Ele terá que ter técnicas de desenho apuradas. Algumas delas possíveis apenas com o auxílio de determinados instrumentos como:

> Escalímetro;
> Esquadro, transferidor e compasso;
> Estojo completo;
> Tubos e/ou pastas para transporte de projetos.

Confira abaixo mais informações sobre esses materiais que todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo devem reunir e usar com frequência ao longo dos 5 anos de curso.

Escalímetro

Quando se fala em um kit de material de Arquitetura é impossível deixar o escalímetro de fora. Os escalímetros existem em diferentes escalas, feitos de plástico ou de metal.

Essa ferramenta é como se fosse uma régua de três faces e cada uma delas tem uma escala. Na hora dos desenhos, é usada para ajudar a entender melhor os tamanhos e fazer a conversão.

Esquadro, transferidor e compasso

Esses nomes talvez não sejam tão estranhos se você teve aulas de Geometria há pouco tempo. O esquadro, o transferidor e o compasso fazem parte de um grupo utensílios chamados ferramentas de precisão.

Como o nome já adianta, os três são usados para obter desenhos bastante precisos. O esquadro, que tem forma de triângulo, é o melhor amigo de quem tem dificuldade em traçar linhas paralelas e perpendiculares.

O transferidor, por sua vez, mede os ângulos. Enquanto o compasso é ideal para desenhar círculos.

Estojo completo

Para quem adora papelaria, o cenário parece perfeito, não é? Mas, para os estudantes de Arquitetura, canetas e marcadores coloridos não são exatamente aquilo que podemos chamar de material básico de curso.

A lista deve, sim, incluir lápis de diferentes tipos para facilitar o desenho. Os mais recomendados são os tipo B. Não esqueça de um apontador adequado e de uma boa borracha. Além disso, é fundamental que o estojo tenha também lapiseiras e canetas, preferencialmente hidrográficas e nanquim.

Tubos e/ou pastas para transporte de projetos

Os projetos de Arquitetura dão muito trabalho e não podem, e nem merecem, ser transportados por aí de qualquer jeito. É por isso que existem equipamentos específicos para o efeito.

É muito comum ver os estudantes do curso com tubos de transporte de projetos, um recipiente preto com alça onde se pode carregar os trabalhos enrolados. Além disso, existem ainda as pastas A3 com alça, as maletas e as pranchetas portáteis.

Adicionando mais uns blocos de notas e de desenho a essa lista, você estará pronto para enfrentar seus primeiros dias de aula como futuro arquiteto. Vale lembrar que o importante não é comprar a marca mais cara do mercado, mas sim pensar muito bem no custo e benefício.

Gostou de conhecer os materiais básicos do curso de Arquitetura? Era isso que você imaginava? Conta para a gente o que achou!

Escrito por Júlia Santos