– JAN 17, 2022
Marketing: Saiba tudo sobre este Curso
O Marketing está em frequente evolução nas suas ferramentas de trabalho e seus
métodos para se relacionar com o consumidor. Desta forma, fazer a graduação em Marketing, você irá trabalhar com inúmeras ferramentas eficazes e ágeis para captar e atrair clientes e, com a expansão delas, os profissionais são cada vez mais requisitados para trabalhar em diversos segmentos
empresariais para gerar resultados.
Um profissional habilitado em Marketing poderá suprir áreas de planejamento,
estratégia, tendências mercadológicas, coordenar equipes criativas, gerar conteúdos
para as mídias, entre outros.
O perfil que se destaca é antenado nas tendências, com aptidão às negociações e
visão empreendedora, é um ambiente versátil e exige “gingado” dos estudantes.
Quer entender como funciona esta área, dicas de estudo e aproveitamento do curso
durante a faculdade? Continue lendo e entenda!
O que este profissional faz?
Este profissional é peça importante para tornar produtos e serviços em necessidade,
com o foco em aumentar a receita da empresa. É interessante ter conhecimento de mercado, métricas e criatividade para auxiliar na demanda de trabalho. Outra grande oportunidade é
trabalhar com a autoridade da marca, fortalecendo a curto, médio e longo prazo.
Para ter sucesso na área, é necessário ser um profissional multitarefas, que goste de
aprender, trabalhe em equipe, troque experiências e tenha muita energia para
desenvolver muitas atividades ao mesmo tempo.
O perfil deste profissional é dinâmico e inovador, ter habilidades gerenciais e saber
lidar com planejamento e foco no resultado. Essas competências são estimuladas ao
longo do curso de graduação, aproveite para adquirir conhecimentos através de leitura
de cases de sucesso, desenvolva projetos, participe de programas de estágios,
interaja com as pessoas da área e leia livros!
Em quais áreas posso atuar?
A atuação no marketing é abrangente e passa por um momento muito promissor. Este
segmento vem conquistando cada vez mais espaço e possui alta procura de profissionais
qualificados. Mas, não para por aí! Esta é uma área que oferece grandes oportunidades de salários, diversas opções e oportunidades de trabalho.
Pretende seguir a carreira de marketing, mas não tem certeza qual caminho seguir? Listamos 7
oportunidades para profissionais de marketing para você considerar como opção:
1 – Inteligência de mercado;
Técnica baseada em dados para desenvolver estratégias de negócio, esses dados
podem ser primários ou secundários, envolvem análises de concorrentes, clientes,
precificação e a visibilidade do produto, serviço ou marca no mercado. A partir desta
coleta, os dados tratados servirão de base para orientar na tomada de decisão.
2 – Analista de SEO;
Search Engine Optimization ou SEO, são estratégias de marketing digital para otimizar
sites em mecanismos de busca. Este profissional trabalha com estratégias para
posicionar sites nas primeiras páginas de pesquisa de internet de forma gratuita.
3 – Gerenciamento de produtos, serviços ou marcas;
Este processo consiste em estabelecer ações e desenvolver estratégias em cada
etapa do ciclo de vida de um produto, serviço ou no posicionamento de marcas.
Acompanhar essas etapas é essencial desde a implantação no mercado, o
crescimento, estabilidade em fase de maturidade e declínio, neste momento a
organização deve decidir entre atualizar o produto ou substituí-lo por um novo, no caso
de serviços, agregar novas parcerias para beneficiar o consumidor.
4 – Marketing digital;
A promoção por meios digitais é a melhor forma de atingir um número expressivo de
consumidores além dos clientes locais. São inúmeras plataformas para investir de
acordo com o seu público principal. Pode ser escolhido a utilização de site, e-mail ou
as redes sociais para se aproximar do consumidor.
5 – Planejamento estratégico;
Um processo para contextualizar as metas e recursos definidos previamente por uma
organização. A equipe destinada para este fim, estabelece ações a médio e longo
prazo e acompanham ao longo desta jornada a execução do projeto, havendo a
necessidade de alterar o planejamento caso for observado que não está atingindo as
metas, por isso a importância de acompanhar a execução do planejamento.
6 – Consultoria;
Este profissional de marketing será responsável por aconselhar as organizações com
soluções tangíveis de marketing para o negócio ter sucesso. Será feito uma análise da
organização para identificar a necessidade principal e para alavancar as vendas.
7 – Comunicação corporativa;
Um conjunto de ações para impactar principalmente os stakeholders, com foco em
integrar toda a comunicação empresarial, interna e externa, transformando a
linguagem clara e objetiva para conquistar ações específicas.
Pense Nisso
Em uma carreira de Marketing, parar no tempo é parar de acompanhar a evolução do
mercado. Tem que ser conectado, proativo e ter desenvoltura em relacionamento
interpessoal. Construa o seu network, valorize o seu trabalho, seja dedicado(a) ao seu
projeto de vida. Ser um bom profissional depende de desempenho e colocar em
prática todo o aprendizado. Desenvolva habilidades que o mercado de trabalho busca.
Você se encaixa neste perfil? Então, mãos à obra! Comece sua carreira apostando
em uma área promissora como o Marketing! Leia também o e-book e comece a sua formação em Marketing.
Na Doctum você pode ingressar no Curso de Tecnólogo em Marketing e garantir
todas as oportunidades de estudar quando e onde quiser porque o curso na modalidade EAD é flexível! Ah, é válido ressaltar que o diploma deste curso tem o mesmo valor do diploma de um curso da graduação presencial ou semipresencial. Faça a sua inscrição e em dois anos você estará apto para atuar no mercado de trabalho!
Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.