JÚLIA SANTOS – DEZ 2, 2019

Educação Física: bacharelado ou licenciatura, qual escolher?

Não, os cursos de Educação Física não são todos iguais. Existem as licenciaturas e os bacharelados e eles formam profissionais que seguem campos de atuação diferentes. Por isso, o estudante precisa saber os seus objetivos, conhecer os tipos de graduação e fazer uma escolha adequada.

O profissional tem dezenas de setores em que pode atuar com o diploma em mãos, alguns são mais adequados para licenciatura e outros para bacharelado. Veja como ambos funcionam e quais as principais carreiras.

Licenciatura em Educação Física

Como todas as licenciaturas, o objetivo deste curso é formar professores. Os licenciados vão receber uma sólida base pedagógica que vai permitir trabalhar junto de crianças e adolescentes.

O curso de Educação Física (licenciatura) tem duração de 4 anos e inclui estágios supervisionados, além de noções profundas sobre o funcionamento do corpo, esportes individuais e coletivos, e ética na profissão.

Para entrar ativamente no mercado de trabalho, a primeira coisa que o futuro profissional precisa fazer é registrar-se no CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). Essa é a entidade que regula a atividade no país e que garante um serviço de qualidade à população.

Como já foi dito, a área de atuação do licenciado é o ensino. Ele será responsável por aulas curriculares de Educação Física de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Dentro desse contexto, as especializações e pós-graduações podem agregar conhecimento e fazer com que trabalhe temas específicos, mas sempre do ponto de vista pedagógico. De acordo com o Caged, um professor de Educação Física do Ensino Fundamental varia de R$ 1.308 a R$ 2.048.

Bacharelado em Educação Física

Se você escolher fazer Educação Física (bacharelado), saiba que dar aulas em escolas não poderá ser um opção de trabalho. Os bacharéis podem fazer muitas coisas, mas, ao contrário dos licenciados, não estão habilitados à docência.

O curso também tem uma duração de 4 anos e muito da matriz curricular coincide com a da licenciatura, exceto os conteúdos mais ligados à Pedagogia. Disciplinas como Condicionamento Físico e Orientação ao Exercício marcam bem a diferença entre as duas graduações e o impacto que isso tem na prática profissional.

O graduado também precisa registrar-se no CONFEF para poder exercer a profissão e tem diversas opções de setores para atuar. Algumas delas são:

> Preparação física de atletas;
> Personal trainer;
> Professor de academia;
> Ginástica laboral;
> Reabilitação após lesões ou cirurgias;
> A empregabilidade dos profissionais licenciados é bastante relevante desde que a Educação Física passou a ser obrigatória pelo menos no ensino público. No entanto, o mercado para quem faz bacharelado é cada vez mais promissor.

Em 2018, foi o 8º curso com o maior número de matrículas no país, de acordo com o MEC. Os salários médios iniciais ficam entre os R$ 1.235 e os R$ 1.958.

Depois de ler esse artigo, você já sabe em que carreira apostar? Será que o seu futuro passa pela licenciatura ou pelo bacharelado? Faça inscrição agora!

Escrito por Júlia Santos