– MAR 29, 2021

Descubra como a nota do Enem pode te dar vantagens para ingressar numa faculdade particular

Todos os anos milhões de estudantes finalizam o Ensino Médio e buscam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na expectativa de ingressar em um curso de Ensino Superior de alguma instituição federal.

Mas, a nota do Enem também é um ótimo instrumento para garantir uma vaga em faculdades particulares que oferecem ensino de qualidade, preços acessíveis e oportunidades com bolsas e financiamentos.

Embora os vestibulares tradicionais e provas agendadas continuem sendo amplamente utilizados como porta
de entrada para instituições superiores, elas já não constituem mais a única e principal maneira de ingressar na faculdade.

A aplicação do Exame em 2020 foi completamente atípica e repleta de desafios impostos pela pandemia da Covid-19. No entanto, nem todo mundo conseguiu realizar a prova que foi adiada para janeiro de 2021. Essa edição do Enem teve um recorde de abstenção, com 51,5% de faltas. Entenda como este cenário pode ser convertido a outras possibilidades.



O QUE SE GANHA REALIZANDO O ENEM? QUAIS AS VANTAGENS?

O ENEM traz uma série de benefícios aos seus participantes. A principal delas, e também a mais importante, é viabilizar o acesso aos cursos profissionalizantes do Ensino Superior sem a necessidade de fazer o Vestibular.

Além disso, a nota dá acesso aos programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) para garantia de vagas em universidades públicas de acordo com a pontuação obtida.

Ter realizado o ENEM tem várias outras vantagens. Através da nota, o estudante pode ingressar em faculdades particulares com bolsas integrais (100%) ou parciais (50%), através do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Mas, existem também, outras possibilidades de garantir bolsas, já que, diversas instituições possuem condições próprias. Conheça algumas da Doctum 👇



Se você realizou a prova do Enem na edição 2020, você pode se beneficiar da possibilidade de ingressar com
a sua nota e garantir sua vaga. Para dispensar a prova tradicional do Vestibular, é necessário que o estudante tenha atingido pontuação maior ou igual a 400 pontos. 

A Doctum é um exemplo de instituição que aceita a nota no ENEM como forma de ingresso e dispensa a necessidade de uma nova prova de Vestibular, além de oferecer condições especiais para tornar o sonho de
cada estudante uma realidade. Comece a estudar ainda no primeiro semestre!



O QUE O ENEM IMPLICA NA VIDA DO ESTUDANTE?

O ENEM é o principal meio de ingresso ao Ensino Superior e explora diversas áreas do conhecimento. O objetivo do Exame não é aplicar uma “corrida contra o tempo para chegar à faculdade”, mas demonstrar a capacidade de raciocínio lógico e interpretação de cada participante.

Toda a metodologia adotada explora o conceito de interdisciplinaridade, tendo como foco deixar de lado a famosa “decoreba”. Afinal, um futuro profissional de sucesso precisa mostrar-se capaz, certo?

Ser um participante do ENEM não implica somente na vida de um estudante, mas do cenário educacional brasileiro como um todo. O ENEM surgiu como uma possibilidade de ingresso com uma função muito importante: diminuir a desigualdade no acesso à educação superior.

Sabe-se que o ensino público no Brasil é muito desigual e estagnado, e portanto, muitos não conseguem atingir seu objetivo de chegar a uma universidade pública. Durante a pandemia, a desigualdade educacional tornou-se mais evidente, já que, as condições de aprendizagem foram bastante diferenciadas e precárias.

É por isso que a Doctum é uma instituição que adota as políticas de aceitar o ENEM como forma de ingresso, além de oferecer bolsas e descontos promocionais, na expectativa de desenvolver ações de inclusão para resultar em uma educação mais digna e capaz de melhorar as condições de vida de cada estudante no país.


POR QUE INGRESSAR NA DOCTUM?

Existem milhares de instituições que oferecem uma quantidade imensa de cursos presenciais e EAD.

O desafio é saber escolher, dentre tantas opções, aquela que possui os melhores cursos, melhor localização e metodologia, e claro, melhor avaliação do MEC. Mas, a Doctum é diferente das outras e é parecida com você! E sabe por quê?

Porque aqui nós entendemos que podemos transformar pessoas através da educação e devolvê-las à sociedade de forma a impactar positivamente. Além disso, temos uma formação muito mais completa, flexível e customizada.

A Doctum valoriza a formação crítica, a carreira docente, se preocupa com a prática educacional dinâmica e inovadora, e não abre mão dos recursos tecnológicos para ampliar as possibilidades de desenvolvimento de todo seu potencial.

Além do mais, na Doctum você pode turbinar o seu curso com a opção de adicionar conteúdo e certificados específicos através do projeto Rotas do Saber, sem custo adicional e sem aumentar o tempo até a sua formatura.

Dependendo do curso escolhido, você pode até apostar em duas graduações ao mesmo tempo através da Formação Múltipla, sem custo adicional e sem aumentar o tempo da formatura. Como mais um benefício, você também pode aproveitar a “Minha Biblioteca Digital” com milhares de e-books disponíveis.



Além de todas as qualidades da Doctum, agregamos mais algumas diante da pandemia.
Acolhemos todos os nossos alunos, e redobramos nossa atenção sobre suas necessidades, dando suporte durante as aulas e reforçando o aspecto emocional.


POSSO INGRESSAR COM A NOTA DO ENEM DE EDIÇÕES ANTERIORES?

Se você não realizou o ENEM 2020, não fique preocupado(a)! A Doctum também aceita notas de edições anteriores. Você pode ingressar em qualquer um dos cursos oferecidos em todas as unidades da Doctum sem a necessidade de realizar o Vestibular. Simples, não é? Aproveite que a inscrição é gratuita!



Não fez o ENEM? Não se preocupe com isso também! A Doctum quer garantir o acesso à educação, e não é por conta de uma nota que você vai ficar de fora, né? Se você não tem nota do Exame, basta escolher uma de nossas diversas formas de ingresso, são elas: Vestibular em Casa, Vestibular Tradicional, Vestibular Agendado, Retorno ao Curso, Segunda Graduação ou Transferência. 

Não se esqueça que cada forma de ingresso possui condições SUPER ESPECIAIS para que você comece a estudar o quanto antes! Acesse nosso site e matricule-se! 


Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.