JÚLIA SANTOS – DEZ 18, 2019

Ciências da Computação: entenda o que é e por que estudar!

A tecnologia está em todos os lugares e veio para ficar. É por isso que o curso de Ciências da Computação segue entre os mais promissores em termos de oportunidades no mercado de trabalho. A maioria dos formandos sai da faculdade já com emprego garantido

Se você ainda não entendeu o que é Ciências da Computação, basta considerar que esse é o ramo que desenvolve aplicativos, sistemas, ferramentas e dispositivos tecnológicos para resolver determinados problemas. A base deste trabalho é o processamento de informação através das diferentes linguagens de programação.




Como é o curso

Ciências da Computação é um bacharelado da área de exatas com duração de quatro anos. As programações exigem cálculos e um excelente raciocínio lógico, por isso, ter uma afinidade com matemática é importante para a faculdade e para a vida profissional.

O conteúdo do curso é focado em formar profissionais completos que possam dar resposta às demandas do mercado, tanto trabalhando para empresas como de forma individual. Por isso, o currículo inclui disciplinas voltadas para o empreendedorismo, sem esquecer o desenvolvimento de softwares e os bancos de dados.

São mais de 3.000 horas de carga horária total, sendo 450 delas voltadas para trabalhos práticos. O estágio supervisionado não faz parte da matriz curricular, mas o TCC é indispensável para que os estudantes possam finalmente ter o diploma nas mãos.

Algumas das disciplinas estudadas na faculdade de Ciências da Computação são:

> Programação de Computadores;
> Lógica Matemática;
> Estruturas de Dados;
> Sistemas Lógicos;
> Análise Combinatória;
> Gestão Empreendedora;
> Arquitetura de Computadores;
> Engenharia de Softwares.


As principais linguagens de programação

Existem diversas áreas da Computação, incluindo analista de sistemas, arquiteto de software e gerente de TI, mas um dos papéis que tem mais destaque é o do programador. Esse profissional coloca a mão na massa quando o assunto é começar um programa do zero, e ele ouve inúmeras vezes por dia a expressão “linguagens de programação”.

O trabalho pode parecer infinitamente repetitivo, mas a verdade é que, apesar da base ser a mesma, não há programação igual a outra. Além disso, a carreira é bastante promissora e para quem não se importa com os números e com as repetições, os salários são atrativos.

De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a remuneração para um programador geral, sem especialização em uma linguagem de programação, pode chegar a R$ 5.872,66.



Voltando às linguagens, são elas que definem a forma como o programador vai inserir a informação, e que código ele vai usar. Algumas se tornaram tão populares pela sua eficiência que alguns programadores são especialistas em trabalhar com elas. É o caso do Java, C++, Python, JavaScript, PHP, Ruby, Swift e Objective-C.

Seja você um futuro programador, desenvolvedor, analista ou gerente, o mais importante é começar fazendo uma excelente graduação. Escolha uma instituição de ensino de qualidade, reconhecida pelo MEC, que garanta uma boa base para o seu brilhante futuro profissional.
Ficou interessado? Então baixe o nosso e-book clicando no botão abaixo e entenda tudo sobre o curso de Ciências da Computação!



Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.


Escrito por Júlia Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.