– MAI 28, 2021

Trabalhar e estudar: saiba como organizar sua rotina

O sonho de concluir uma faculdade quase sempre vem com muito suor e esforço. É jornada dupla, às vezes até tripla. Por isso, nem sempre é possível se dedicar 100% aos estudos como a gente gostaria. Porém, com um pouquinho de organização e seguindo estas dicas que elaboramos, a correria pode mudar de ritmo

Então, se você costuma achar que seu dia precisa ter mais de 24 horas e faz parte do time que trabalha e estuda (com muito orgulho) leia até o final que esse post pode te ajudar.

Listamos algumas dicas simples que podem ser úteis para administrar melhor essa rotina louca casa-trabalho-faculdade-casa. Queremos deixar seus dias mais leves, porque de pesado, já basta muita gente por aí.

– Defina suas prioridades

Para ter mais tempo para estudar, você terá que fazer escolhas e renúncias. As tentações do dia a dia prejudicam nossa determinação em começar os estudos, fazendo com que a gente coloque empecilhos ou motivos para não dar início às atividades e, quando nos damos conta, já se passou boa parte do dia. Isso leva àquele pensamento de “não adianta mais começar agora”, fazendo com que se perca um dia inteiro de produção.

Para evitar esse ciclo de procrastinação, crie uma lista de prioridades e pense em algumas recompensas como “mimos” para quando você terminar, por exemplo, poder usar o celular e conferir suas redes sociais. Caso tenha dificuldade em organizar suas ideias para começar os estudos, uma boa dica é colocá-las em um rascunho para que você possa visualizá-las.

– Use a tecnologia a seu favor

Redes Sociais nos fazem perder horas com um feed interminável e tentador. Mas, você sabia que existe o recurso de limitar o tempo de uso? No Instagram é possível ver quanto tempo do seu dia você investe no app e também poderá definir quanto tempo do seu dia você quer investir na rede social. O mínimo possível são 15 minutos e o máximo são 8 horas. Encontre um equilíbrio e defina o seu tempo máximo de uso diário para não perder o foco.

Além disso, no trajeto para o trabalho ou a faculdade você pode usar os fones e trocar as músicas pelos podcasts. Com eles, você pode ouvir explicações sobre diversos assuntos sobre sua área de interesse ou ainda dar aquela treinada em outra língua — tudo isso enquanto caminha ou quando já está no ônibus, por exemplo.

– Estabeleça metas diárias

Os checklists são ótimas ferramentas de organização para dar andamento a qualquer lista de tarefas, o que não seria diferente quando falamos em rotina de estudos. Assim que conseguir cumprir com o que planejou, ou seja, conforme o cronograma que você montou, elimine a demanda da sua lista e parta para a próxima.

Para utilizar com eficiência o tempo que foi determinado para os estudos, é importante criar um cronograma separando os dias da semana e fazendo o planejamento dos horários para cada dia. Pode ser feito no computador, porém, o ideal é que seja realizado em algo que possa ficar visível.

– Respeite as pausas e capriche no autocuidado

Você estuda, trabalha e vê nos fins de semana a possibilidade de descansar o corpo e a mente, assistir aquela série favorita, estar com os familiares e sair para encontrar com os amigos, não é mesmo? Respeite esse tempo para descansar e use para fazer algo diferente, mas que também ajude na sua rotina.

Se você gosta de cozinhar, por exemplo, pode aproveitar o final de semana para preparar lanches e marmitas mais saudáveis para consumir no dia a dia. Dessa forma, você cuida do corpo e da mente, e ainda economiza tempo e uma graninha.

Dormir bem é outro ponto que você deve ter como inegociável. Uma mente disposta a estudar não pode habitar em um corpo cansado. Então, busque por uma maneira de relaxar, para cuidar do físico e do intelecto ao mesmo tempo.

– Confia, vai dar tudo certo!

Você está fazendo o melhor que pode e correndo atrás do seu sonho? Então não se culpe! Ter uma rotina mais corrida não quer dizer que você precise abrir mão de momentos prazerosos na sua vida. Na verdade, é fundamental que parte do seu dia seja atribuída às suas necessidades pessoais, seja para momentos de lazer ou para descanso. Estude, trabalhe, mas esteja disposto a ser flexível adequando sua rotina à realidade do momento.

A Rede de Ensino Doctum tem mais a oferecer do que você imagina. Não desista do seu sonho. Trabalhar e estudar é a realidade de muitos de nossos alunos. A graduação EaD, por exemplo, é uma opção perfeita para quem deseja estudar a qualquer hora e de qualquer lugar. Ficou curioso? Clique e venha conhecer todas as vantagens que oferecemos para nossos estudantes.