JÚLIA SANTOS – NOV 6, 2019

Engenharia Civil: presencial ou semipresencial, qual a diferença?

Destaque da área de Exatas, a graduação em Engenharia Civil tem o objetivo de preparar os seus estudantes para o planejamento e execução de obras, sejam elas de pequeno ou grande porte.

Está em dúvida sobre o curso presencial ou semipresencial? Nós vamos ajudar!  Continue lendo esse artigo e descubra as principais diferenças entre os dois modelos de ensino.

O preço

A Faculdade de Engenharia Civil presencial, que normalmente dura 5 anos, sai sempre mais caro. Ele foi desenhado para funcionar “offline”, ou seja, acontecer no polo da instituição de ensino diariamente ou quase.

Na mensalidade estão incluídos os gastos de manutenção da estrutura física, como salas, laboratórios e bibliotecas, além dos salários dos funcionários. O aluno desfruta de mais contato, interação e outros serviços, mas isso custa um pouco mais. É por isso que a Doctum oferece planos de pagamento facilitados, descontos e bolsas de estudo.

No caso da graduação em Engenharia Civil semipresencial, todos esses custos são mais reduzidos, pois a frequência é menor. Os alunos vão aos encontros presenciais até duas vezes por semana e o resto do trabalho é feito com aulas conectadas ao vivo, a partir de casa. A velocidade do progresso depende muito do comprometimento do estudante.

O valor da mensalidade de um curso de Engenharia Civil semipresencial é cerca de 40% a 50% mais barato que um presencial.

Como funcionam as aulas

Como já deu para perceber, a presença do aluno na sala de aula é um ponto importante no ensino tradicional. Os encontros com o professor e o resto da turma são diários, no horário diurno ou noturno, e é nesse momento que são feitas as explicações, os esclarecimentos de dúvidas e as avaliações.

A reprovação em uma disciplina pode acontecer tanto por nota insuficiente como por excesso de faltas.

A graduação semipresencial também tem os seus encontros, mas eles não são diários e geralmente possuem objetivos específicos. Podem ser para plantões de dúvidas ou para aulas mais práticas, por exemplo. Em casa ou em qualquer outro lugar, o aluno pode acessar a plataforma de aprendizagem e acessar os outros conteúdos disponíveis, avançando na matéria.

As avaliações são marcadas com antecedência e feitas presencialmente na sede do polo em que o estudante se inscreveu.

E o mercado de trabalho?

De acordo com dados atualizados do CONFEA, existem neste momento 368.930 engenheiros civis ativos no Brasil. E apesar da área ter sido uma das mais afetadas pela recente crise econômica do país, o curso segue no topo da preferência dos estudantes.

O salário médio deste profissional ronda os R$ 7.693, segundo o Caged, e a taxa de empregabilidade é alta. O graduado em Engenharia Civil pode trabalhar em qualquer área relacionada com construção civil, o que inclui:

> Edificações de programas habitacionais;
> Planejamento e execução de grandes obras públicas como portos, pontes, praças, aquedutos, estradas e barragens;
> Escritórios de elaboração de projetos;
>Assessoria.

Seja presencial ou semipresencial, uma graduação em Engenharia Civil vai mudar a sua vida. Tudo começa com a escolha de uma instituição de qualidade para te acompanhar nessa caminhada.

Escrito por Júlia Santos