– MAI 28, 2021

Por que devo retornar aos estudos depois de certa idade?

Um dos momentos mais temidos por grande parte dos estudantes universitários é o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Ele é o último desafio que os graduandos precisam enfrentar para alcançar o tão sonhado diploma de ensino superior. Mas, só de pensar nesta fase, muitos alunos ficam cheios de dúvidas e inseguranças. Isso acontece com você?

A boa notícia é que o trabalho de conclusão de curso não precisa ser um bicho de sete cabeças. É possível encarar esse momento com calma e leveza, sem pânico. Para ajudá-lo a fazer um projeto de respeito e alcançar um resultado memorável, a Doctum elaborou um guia para o TCC nota dez, que vai desde o planejamento até a apresentação final.

1 – REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

Existem muitos adjetivos que definem o que é estar realizado(a) na vida. Seja ganhar bem, fazer o que gosta, trabalhar em um ambiente saudável… Mas já parou para pensar na sua realização profissional que talvez não foi concluída por inúmeros motivos?

Às vezes, seu sonho de possuir um diploma pode ter sido interrompido por dificuldades financeiras, falta de tempo, dedicação à família, etc. Mas, quando se tem uma paixão, mesmo com o tempo passando rápido demais, o sonho segue presente.

E neste presente, você deve se dar uma chance e começar sua trajetória acadêmica para conseguir seu diploma, possuir um conhecimento amplo, e se sentir realizado profissionalmente.

2 – ATUALIZAÇÃO SOBRE O MERCADO

Com o passar do tempo, conhecimento teórico e prático podem tornar-se defasados com bastante rapidez. E caso você esteja longe dos estudos por anos, há grandes chances de estar desatualizado(a).

Voltar a estudar, portanto, é uma excelente oportunidade para se atualizar com as demandas de mercado. Além disso, investindo na sua formação você pode ter um panorama maior com as novas tecnologias e tendências.

Um profissional que está disposto a adquirir novos conhecimentos, deixa evidente que deseja evolução.

3 – FLEXIBILIDADE

Quanto mais a idade avança, mais as responsabilidades vão aumentando, certo? E conciliar trabalho, estudo e família pode pesar um pouco na sua rotina e ocasionar a desistência da faculdade.

Mas para este problema já existe uma solução! Na Doctum, por exemplo, oferecemos diversos cursos na modalidade EAD, onde você pode acessar conteúdos e aulas no modo virtual e, além disso, é possível organizar seus horários de estudos ao seu modo.

Essa é uma maneira de cumprir com suas obrigações e ainda investir na sua formação, né? E não se preocupe, pois na Graduação EAD você consegue diploma igual ao presencial, certificado pelo MEC. Quer saber mais sobre a modalidade EAD? Dá play nesse vídeo que te conta todas as vantagens do ensino a distância.

4 – NETWORKING

Conhecer as pessoas certas no momento certo pode trazer benefícios para a sua carreira. E não existe local melhor que a faculdade! Uma ampla rede de contatos ajuda a expandir seus horizontes, apresentá-lo às novas oportunidades e ainda a formar amizades por um longo período.

Voltar a estudar com certeza te ajuda a compor essa rede e também te proporciona a manutenção desses relacionamentos interpessoais super produtivos, fortalecendo ainda mais a sua carreira. Lembre-se de se aproximar de pessoas que mais se relacionam com a sua área de atuação e que tratam de assuntos e visões parecidas com o que você busca.

5 – VALORIZAÇÃO DA AUTOESTIMA

Retornar à faculdade contribui para valorizar a autoestima e o cuidado consigo mesmo. Isso acontece porque você percebe que pode ir além e que há muita coisa para aprender independente da idade.

Investir na sua carreira é possuir um olhar cuidadoso consigo mesmo, reforçando a ideia que o seu sonho foi realizado. Ou seja, uma sensação de dever cumprido!

Confie em si mesmo, e saiba que adquirir conhecimento não tem idade. É possível notar que os benefícios são muitos, e que vão desde uma recolocação no mercado até a valorização da autoestima. Sentiu-se motivado para começar? Conheça os cursos que a Doctum oferece à você clicando AQUI.