JÚLIA SANTOS – OUT 3, 2019

Por que cursar o Ensino Superior

Você muitas vezes lê artigos, ouve as pessoas falando, e se pergunta: será que deveria cursar o Ensino Superior? Conquistar seu diploma de bacharel é importante porque vai ajudar você a ganhar mais dinheiro.

Embora a entrada na faculdade envolva custos e período de dedicação, tenha em mente que a sua educação deve ser uma. Pode apostar! Perceba como as profissões são fortemente orientadas pelo curso universitário que os candidatos escolhem, mas lembre-se que isso se difere de outras formas de ensino pós-secundário (após o ensino médio), como no caso dos cursos profissionalizantes, que não possuem créditos acadêmicos, em comparação ao ensino superior.

A importância de ser bacharel

Os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atestam maior vulnerabilidade no mercado de trabalho formal para os brasileiros que estudaram menos. Quanto menor a escolaridade, maior a chance de ficar desempregado.

Aqueles que têm diploma universitário tiveram melhor aceitação no mercado. Entre os trabalhadores com ensino superior, diversos setores de atividade econômica buscaram profissionais para preencher o quadro de funções, como serviços, onde foram criados 6,4 mil empregos formais. No comércio, foram abertas 1,4 mil vagas e na administração pública, outras 954 oportunidades.

O salário também costuma ser proporcional ao tempo gasto com os estudos. Um levantamento do IBGE descobriu que, pessoas com 12 anos ou mais de estudo ganhavam, em média, R$ 27 reais por hora. Enquanto, quem tinha até quatro anos de estudo ganhava, em média, R$ 7 reais.

Vida profissional

Uma má escolha na vida profissional pode causar conflitos e está associada a muitos resultados negativos e pessoais, incluindo menor satisfação profissional e de vida, menor comprometimento com a carreira, intenções mais fortes de rotatividade e maiores sintomas físicos e depressão, que podem afetar a produtividade organizacional. Embora a maioria de nós tenha experimentado esse conflito em algum momento de nossas vidas, é importante restaurar o equilíbrio antes que os efeitos negativos se instalem.

A faculdade não é para todos, e esse é um fato importante a ter em mente ao escolher uma carreira. Se você não puder se ver passando quatro anos na escola, ganhando um diploma de bacharel, considere apenas ocupações para as quais não precisa de um diploma.

O que é um grau profissional?

A vida universitária oferece desenvolvimento pessoal e permite-lhe que aguce sua curiosidade intelectual. E não vamos esquecer que também pode ser divertido! Você pode pensar que um grau profissional garantirá o emprego dos seus sonhos. Para alguns pode não ser tão simples assim as razões.

Veja a seguir o que as pesquisas sugerem sobre os que optam pelo ensino superior:

* os graduados desfrutam de empregos de maior qualidade do que os não-graduados (as exceções estão sempre lá!);
* são mais influentes na comunidade, sendo cidadãos ativos com maior probabilidade de votar e participar de atividades voluntárias;
* demonstram atitudes positivas em relação à diversidade e igualdade de oportunidades, como em questões de raça e igualdade de gênero;
* os graduados, com seus níveis mais altos de habilidade, são uma fonte de inovação e crescimento econômico mais amplos.

Sem contar que você terá uma maior chance de ganhar mais dinheiro ao longo de sua carreira, do que se tivesse apenas o ensino médio.

Se não sabe por onde começar, faça uma busca de interesse no Blog da Doctum, que reúne artigos e conteúdos sobre a comunidade de mais de 1 mil professores e 30 mil alunos, sendo 4 mil na graduação de Medicina e outros 6 mil em cursos de residência médica e especializações.

Escrito por Júlia Santos