– MAR 11, 2022

Cursos EAD como funciona e quais as vantagens

Nos últimos 10 anos, o número de alunos que buscam por cursos EAD cresceu cinco vezes mais no Brasil. Como resultado, a tendência é que os números cresçam cada vez mais em relação ao ensino presencial.

imagem de duas pessoas que se cumprimentam e participam do processo seletivo para um dos cursos EAD

Os cursos EAD (Educação a Distância) são possíveis devido ao avanço da tecnologia que permite a existência dessa modalidade de ensino. As aulas dos cursos EAD, ocorrem de maneira 100% virtual e sem a necessidade da presença física na instituição.

O Censo de Educação Superior divulgado em 2022 pelo INEP, destaca o aumento de novos alunos matriculados em todo o país na educação a distância. Como constatado na pesquisa, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior em 2020, 53,4% optaram pela modalidade a distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais.

Esse crescimento vem sendo observado nos últimos anos, e vale ressaltar que tivemos uma aceleração desse número devido à pandemia, com maior adesão entre os jovens adultos.

Continue a leitura e veja as vantagens da educação a distância!

São inúmeras as vantagens de se optar por essa forma de aprendizado. Atualmente a rotina é corrida e a necessidade de flexibilidade é maior. Uma das melhores opções, de adquirir o diploma de ensino superior é pela modalidade EAD.

Destacamos alguns pontos em comum que os estudantes possuem quando decidem por esta modalidade:

Flexibilidade para estudar onde e quando quiser
Ao contrário das graduações convencionais, na modalidade EAD, o aluno adapta os horários a sua rotina, respeitando as datas de entrega de trabalhos e provas. Com isso, a escolha de onde e quando estudar, auxilia a organização de uma rotina mais flexível.

O melhor custo-benefício para investir na graduação
Economia com o deslocamento até a faculdade e na alimentação. Além disso, as mensalidades dos cursos a distância costumam ser mais acessíveis se comparadas ao presencial.

Maior autonomia nos estudos
Com a liberdade de acessar as aulas gravadas quantas vezes for necessário, o aluno fica livre para definir uma rotina do seu jeito e no seu tempo, desta forma, tendo um papel principal em seu processo de aprendizado. Além disso, está disponível para os alunos, animações explicativas, micro aulas gravadas ou “pílulas de conteúdos” que abordam uma temática pontual sobre a dúvida do estudante. E não acaba por aí, estão disponíveis livros, materiais extras, e áudios para agregar no seu aprendizado.

O tão sonhado diploma de ensino superior
Não há diferença na qualidade de ensino entre as modalidades presencial, semipresencial e EAD. Portanto, o diploma da graduação EAD tem o mesmo peso da graduação presencial.

Suporte com os professores nos cursos EAD

Na Doctum, os estudantes dos cursos EAD podem tirar as dúvidas presencialmente, nos fóruns ou no chat.

O professor(a) EAD é referência acadêmica nas disciplinas e está apto para responder sobre conteúdos, atividades e provas. Ao longo do semestre, os alunos têm encontros conectados ao vivo com o professor para tirar dúvidas e debater os temas principais da disciplina. Incluindo micro aulas, aulas gravadas de curta duração nas quais os professores explicam o conteúdo ou tiram dúvidas no formato de vídeos.

Tutor EAD x Tutor presencial

O tutor virtual, parceiro do professor na sala de aula EAD, é responsável por dar informações acadêmicas e suporte técnico aos alunos. Ele é responsável por atender as demandas diárias e intermediar com o aluno suas necessidades.

O tutor presencial, como mais uma forma de apoio aos alunos a distância, está disponível para atendimento no polo de referência do aluno para atender as necessidades técnicas de cada um de forma presencial, assimilar os conteúdos e traçar os objetivos do semestre.

Conheça os cursos EAD da Doctum

A Doctum possui mais de 35 opções de cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância nas áreas de tecnologia, saúde, gestão  e educação. São mais de 40 unidades e polos EAD nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.

Veja alguns dos cursos EAD:
–  Administração
Análise e desenvolvimento de Sistemas
Educação Física (Licenciatura)
Logística
Recursos Humanos
Serviço Social

CONFIRA TODOS OS CURSOS

Além disso, os alunos Doctum podem turbinar o currículo sem custo adicional na mensalidade com as Rotas do Saber e outras vantagens. Veja a seguir, a formação completa para o aluno(a) sair preparado para o mercado de trabalho!

A Doctum está focada na experiência do aluno, sendo assim, você será o protagonista de suas ações. Venha estudar em uma das melhores faculdades com nota máxima pelo MEC nos cursos de graduação a distância!

CLIQUE E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Estamos esperando por você! Matricule-se neste semestre e ganhe todos os benefícios de ser aluno Doctum!