JÚLIA SANTOS – NOV 4, 2019

Conheça 5 caminhos que o contador pode seguir!

A faculdade de Ciências Contábeis pode ser muito mais versátil do que você imagina! Atualmente, o contador não é mais aquele profissional procurado apenas quando é a época de fazer o imposto de renda.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, existem nesse momento mais de 520 mil profissionais ativos cadastrados e a demanda ainda é grande. Isso quer dizer que oportunidades nessa área não faltam.




Pensando em fazer o curso de Ciências Contábeis? Então veja 5 tipos de cargos que você pode ter com essa graduação.


Contabilista

Contabilista é o mesmo que contador, na verdade. Esse profissional pode atuar tanto de forma independente para vários clientes como vinculado a uma única empresa. 

Será ele o responsável por tratar de faturamentos, receitas, impostos e toda aquela parte mais burocrática que muita gente não gosta de fazer. Afinal, Contabilidade é a ciência que controla, analisa e interpreta os dados financeiros do patrimônio, com o objetivo de saber qual a sua real situação.


Carreira pública

Concurso público é quase sempre sinônimo de estabilidade financeira e essa expectativa atrai muita gente. Ao concluir a faculdade de Ciências Contábeis, você descobrirá que existem diversos concursos que procuram profissionais com essa especialização, seja a nível municipal, estadual ou federal.

As remunerações também podem ser bastante atrativas. Um exemplo interessante é o concurso para o Tribunal de Contas de Rondônia, cujo edital foi divulgado em julho deste ano. O salário para a vaga de auditor de controle externo, que exige diploma em Ciências Contábeis, é de R$ 11.483,67.


Auditoria contábil

A grande vantagem da área de auditoria contábil é que ela é exclusiva: apenas quem é formado em Ciências Contábeis pode exercer essa profissão. Uma boa notícia, pois elimina a concorrência de outros setores.

O auditor faz uma análise profunda da contabilidade da empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, pública ou privada. O objetivo é descobrir se existem desvios ou qualquer outro tipo de falha que possa prejudicar as finanças do negócio.


Analista financeiro

A função do analista financeiro pode parecer um pouco com a do auditor contábil. De certa forma, ambos fazem um diagnóstico da saúde financeira da empresa. 

Mas, normalmente, o analista entra em cena quando a empresa quer dar um grande passo e precisa de orientação profissional. O analista aconselha se, dependendo da situação, é o momento adequado para fazer um empréstimo ou determinado investimento.


Perícia contábil

O perito presta um serviço bastante importante à população. Ele é contratado para investigar se há desvio de verbas de entidades públicas ou privadas. 

Sempre que é descoberto um grande e revoltante esquema em que milhares ou milhões de reais são desviados para o bolso de alguém, pode ter certeza que foi graças a um (ou vários) perito(s).

Bom, caminhos profissionais na área de Contabilidade você tem de sobra. O mais importante é escolher uma instituição de ensino de qualidade e que estimule todo o seu potencial. Já parou para pensar nisso?


Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.


Escrito por Júlia Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.