– JUN 07, 2021

como elaborar um TCC: dicas práticas para mandar bem

Um dos momentos mais temidos por grande parte dos estudantes universitários é o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Ele é o último desafio que os graduandos precisam enfrentar para alcançar o tão sonhado diploma de ensino superior. Mas, só de pensar nesta fase, muitos alunos ficam cheios de dúvidas e inseguranças. Isso acontece com você?

A boa notícia é que o trabalho de conclusão de curso não precisa ser um bicho de sete cabeças. É possível encarar esse momento com calma e leveza, sem pânico. Para ajudá-lo a fazer um projeto de respeito e alcançar um resultado memorável, a Doctum elaborou um guia para o TCC nota dez, que vai desde o planejamento até a apresentação final.

Se liga nessas dicas:

1 – Escolha um tema que você goste

Pode parecer clichê, mas essa dica é a mais valiosa de todas. Para ter sucesso e prazer durante o processo de escrita do TCC, é primordial escolher um tema em que você tenha afinidade, afinal, estar animado durante o desenvolvimento do trabalho é essencial para tornar esse processo mais leve.

Mas também é preciso ter cuidado durante o planejamento. É importante pensar em algo que seja possível de se realizar durante o semestre. A partir disso é hora de botar as ideias em prática.

2 – Tenha um bom relacionamento com o(a) orientador (a)

Um bom relacionamento com o professor(a) orientador(a) é essencial ao longo do TCC. Por isso, escolha um docente que você admira e confia. Com certeza será mais fácil encarar esse caminho com a ajuda de mestres atenciosos e solícitos.

Além disso, é importante que o orientador ou orientadora tenha alguma linha de estudo que se relacione com o seu tema, assim ele poderá te ajudar ainda mais nos aportes teóricos. Lembre-se de comparecer aos encontros marcados para orientação e dê o seu melhor para entregar as solicitações no prazo estabelecido.

3 – Elabore um cronograma adequado

Um cronograma organizado faz a diferença em qualquer tipo de trabalho, seja acadêmico ou profissional. A partir dessa prática você vai ver como fica mais fácil cumprir todas as metas estipuladas.

4 – Conheça as regras da ABNT

As formatações definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) costumam ser o maior pesadelo dos estudantes durante o TCC. Uma forma de prevenir maiores problemas é dominar as principais normas que todo estudante deve conhecer para desenvolver boas produções científicas.
Então pesquise bastante sobre essas regrinhas, busque referências e ajuda em portais especializados. Temos certeza que fará a diferença no seu processo de produção.

5 – Utilize fontes de qualidade e confiáveis

O Referencial Teórico é um dos elementos mais importantes do TCC. É a partir dele que o aluno vai elaborar as análises e resultados da pesquisa. Por isso é preciso pensar em temas que possuam um bom aporte bibliográfico, isto é, materiais onde você possa buscar referências para embasar seu trabalho.
Procure autores de sua área de conhecimento, pesquise artigos científicos e explore todo o potencial da biblioteca. Só não caia na tentação de buscar em sites não confiáveis, que podem conter informações falsas ou infundadas.

6 – Estude, leia e escreva diariamente

Uma das dicas de maior sucesso para um bom TCC é escrever um pouquinho todos os dias. Mesmo que não seja uma página inteira, crie o hábito de estudar, ler e escrever sobre o seu trabalho diariamente, cumprindo o seu cronograma pré-estabelecido. Não deixe para desenvolver o trabalho em cima da hora e correr o risco de não conseguir o resultado esperado.

7 – Revise, revise e revise!

O trabalho acadêmico geralmente é um texto muito extenso e complexo, por isso o aparecimento de alguns errinhos, sejam eles de digitação, gramática ou ortografia, é muito comum. Por isso, assim que o seu trabalho estiver pronto, entre em contato com um revisor ou peça ajuda àquele amigo que manja muito de português. Não deixe de revisar tudo antes da entrega. Uma boa revisão faz toda a diferença no resultado final.

8 – Planeje a sua apresentação

Superar o medo de falar em público é um desafio para muitos estudantes que precisam apresentar o TCC. Planejar a apresentação é importante até mesmo para quem possui maior facilidade em lidar com a exposição diante de um público. Por isso, prepare uma apresentação impecável, treine muito o que vai falar e garanta a nota que você sempre sonhou.

Você pode ensaiar seu discurso em frente ao espelho, gravar um vídeo de si mesmo apresentando ou pedir para os familiares serem sua “banca examinadora” por um dia. Que tal?

9 – Não desista!

Nós sabemos que o processo de escrita do TCC pode ser longo e cansativo. Mas não desista! Lembre-se de toda a trajetória que o levou até esse momento. Para lidar com o bloqueio criativo, descanse, faça uma atividade que te dê prazer, busque novas inspirações e se mantenha motivado. Pense nos seus sonhos e confie no seu potencial. Nós acreditamos em você!

Para lembrá-lo de sua força enquanto estudante e te motivar nos momentos difíceis, preparamos alguns wallpapers para o seu celular e computador.