– ABRIL 4, 2022


07 FATOS CURIOSOS SOBRE ODONTOLOGIA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Se você pretende ingressar em um curso de faculdade com carreira promissora, com certeza deveria investir na Odontologia! A área da saúde é repleta de profissões que atraem todos os tipos de gostos. 

Visto que, esta área, assim como a Odontologia, é uma ocupação que remete à estabilidade e segurança aos profissionais. 

Até porque, cuidar do sorriso é a prioridade para manter-se saudável, concorda? 

Descubra 7 fatos curiosos sobre Odontologia que você provavelmente não conhece, mas precisa conhecer! Então, continue a leitura! 




Qual é o papel de um(a) Odontologista?

Comumente acreditamos que o profissional formado(a) em Odontologia é responsável apenas pela saúde dos dentes das pessoas, correto? Isso é tão verdade que chamamos este profissional de “dentista”. Entretanto, esta profissão possui um vasto campo de atuação. 

Em primeiro lugar, o dentista é responsável por cuidar do sistema estomatognático. Essa palavra pode parecer difícil, mas se refere à face, pescoço e cavidade bucal. Neste grupo, entram os dentes, a gengiva, a língua, glândulas, e alguns ossos do rosto. 

Assim sendo, existem algumas especializações que concentram mais dentistas no Brasil. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), as áreas mais escolhidas pelos profissionais assim que terminam a formação são: 

Ortodontia (23%)
Endodontia (14%)
Implantodontia (13%) 
Prótese Dentária (10%) 

Ainda de acordo com os dados estatísticos do CFO, existem no Brasil cerca de 17.333 profissionais e entidades ativas. Isto é, a quantidade de áreas em que o profissional pode se especializar é tão vasta que a procura por este curso é significativamente grande. 


07 fatos curiosos sobre Odontologia que você precisa conhecer:

1 – Bruxismo tem a ver com o seu estado mental: O bruxismo afeta 40% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e pode acometer pessoas em qualquer idade, mas, de fato, é mais comum em pessoas com alto nível de estresse. As mulheres têm mais chance que os homens de desenvolver bruxismo, chegando a 90% dos casos.  

2 – No século XVII, a mesma escova era usada por toda a família: A escova mais antiga foi encontrada em tumba egípcia a cerca de 3000 a.C. No século XVII, todos os membros da família utilizavam a mesma escova devido ao preço.

3 – O maior dente humano foi encontrado em Minas Gerais: O maior dente do mundo, entrou para o livro dos recordes (Guinness Book), em 2011. O dente media 5,2 centímetros e foi extraído por um dentista em Ilicínea, Minas Gerais, em agosto de 2009.   

4 – Desigualdade no Brasil é medida pelos dentes: Segundo pesquisa Nacional de Saúde em 2013, o Brasil é o país com mais dentistas no mundo, porém é, também, o país com maior número de pessoas com problemas bucais com a perda dos dentes. Esse fator está diretamente ligado a desigualdade social e pobreza.   

5 – Dentadura dos mortos e pobres: No século XIX, os vivos usavam dentes postiços arrancados de cadáveres ou comprados dos pobres. Depois da batalha de Waterloo (onde fica a Bélgica atualmente) foram retirados 50 mil dentes dos mortos. As dentaduras eram chamadas de “dentes de Waterloo”.  

6 – Dentes tortos é moda no Japão: Por uma questão de estética, as mulheres no Japão buscam por dentistas que deformem seus dentes. A moda é chamada yaeba e, segundo este padrão estético, o sorriso se torna mais terno e inocente, fazendo-as parecer mais jovens.  

7 – Aluno de Odontologia da Doctum conquista 1º lugar: O aluno de Odontologia da Doctum, Gabriel Ramos Rúbio, conquistou o 1º lugar no processo seletivo promovido pelo hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” em Vitória, Espírito Santo. Vale investir em uma boa faculdade que te possibilite experiências que vão agregar muito ao seu currículo.  


Países que mais valorizam a Odontologia

Posto que o Brasil é o país com maior número de dentistas no mundo, você deve ter imaginado que a valorização da profissão deve ser gigantesca, certo? Mas não é bem assim que as coisas acontecem…

De acordo com o IBGE, 70% dos dentistas no Brasil estão distribuídos nas regiões Sul e Sudeste, respectivamente, pois são regiões muito povoadas e apresentam maior qualidade de vida. Se você pretende investir nessa profissão, esses são os países que mais valorizam a área: 

Espanha 
Noruega  
Suíça 
Canadá 
Estados Unidos 

Não é à toa que todos esses países estão nesta lista. Em suma, são locais com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ou seja, atendem aos requisitos do IDH, proporcionando saúde, educação, segurança e saneamento básico de qualidade.  

Pretende sair do Brasil? Nos últimos anos, esta é a vontade de muitos brasileiros(as). Claro, a decisão é motivada pela busca de uma melhor qualidade de vida e oportunidade de emprego que valorize o profissional. 

Se você já é graduado(a) ou está neste processo de formação, e pretende sair do Brasil, é importante que você pense nas suas razões pessoais e faça um planejamento adequado para se dar bem na carreira fora do seu país de origem. 


Odontologia e sua padroeira  Apolônia de Alexandria

O dia 09 de fevereiro é uma data diferente para estudantes da saúde que costumam ter crenças. Isto porque, em conformidade com o Sistema de Conselhos de Odontologia, a data homenageia a padroeira dos cirurgiões-dentistas, protetora dos que sofrem com dores nos dentes. 


Créditos: Retrato de Santa Apolônia, padroeira da Odontologia. Reprodução da Internet  

Segundo registros históricos, Santa Apolônia ou Apolônia de Alexandria viveu no período do Império Romano, e foi perseguida por ser cristã.  Em episódios de tortura, ela teve os dentes quebrados e arrancados. 

Durante a Idade Média, as extrações de dente eram feitas sem anestesia, em público e por barbeiros. Para isso, era utilizado um instrumento chamado “pelicano dental”. Na imagem de Apolônia logo acima, podemos visualizar o mesmo instrumento. 


Créditos: Ilustração de um pelicano dental, no livro “As obras de Ambroise Pare” de 1585. Reprodução da internet 

De maneira idêntica com a profissão de Odontologia, a Santa foi homenageada como a padroeira dos cirurgiões-dentistas, assim como, este profissional protege seus pacientes da dor. 

Tiradentes: o patrono da Odontologia

Em mais uma data marcante para os estudantes e profissionais de Odontologia, o dia 21 de abril também prestigia uma figura marcante na história brasileira: Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, seu nome de batismo, dedicou sua juventude ao exercício da profissão de Cirurgião-Dentista, o que lhe gerou o apelido de Tiradentes.  

Créditos: Reprodução da Internet 

Como já vimos anteriormente, não existia a profissão dos cirurgiões dentistas como conhecemos atualmente, e esta ação era produzida pelos barbeiros. Historicamente, Tiradentes realizou, a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil. 

Por que devo cursar Odontologia?

Depois de conhecer todas as curiosidades sobre o curso de odontologia é impossível não sentir vontade de ingressar neste curso aqui na Doctum! Você viu que a área de atuação é bem ampla e os salários podem ser bem atrativos desde que você busque por uma especialização. 

Isso mesmo! A graduação é o primeiro passo, mas é preciso ir além e se qualificar cada vez mais. Isso serve para que você se destaque no mercado de trabalho, principalmente em uma realidade concorrida como acontece no Brasil, onde há tantos profissionais de Odontologia. 

Aqui na Doctum você tem a possibilidade de estudar do seu jeito no seu tempo! Ademais, você sai com seu diploma e com qualificação completa com todos os benefícios que somente o aluno(a) Doctum possui. 

Temos curso presencial de Odontologia aqui na Doctum, e você ainda tem bônus de 90 dias de inglês na plataforma da EF English Live para turbinar seu inglês, minicursos gratuitos com certificação e muito mais! 


Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.