– FEV 15, 2022

06 Aplicativos que ajudam a organizar os estudos

Manter uma rotina de estudos produtiva é uma tarefa que exige muita disciplina e organização dos estudantes.  Mas felizmente temos a tecnologia a nosso favor, e hoje em dia existem vários recursos que nos possibilitam organizar os estudos de maneira rápida e produtiva.
Dentre esses recursos temos os chamados apps, software para dispositivos eletrônicos que auxiliam os usuários a realizar determinadas tarefas, muitos desses aplicativos são gratuitos, assim nos elencamos seis deles que podem te salvar no dia a dia acadêmico!

1) Productivity Challenge Timer
No final dos anos 1980 o italiano Francesco Cirillo criou uma técnica de gestão de tempo que consiste em dividir o tempo em blocos de trabalho ininterrupto intercalados por breves intervalos, a técnica foi batizada pomodoro (que significa tomate em italiano)  como referência ao cronômetro de cozinha em forma de tomate que ele usava.
O aplicativo Productivity Challenge Timer tem como base essa técnica. Ele  é um temporizador para ajudar você a ter mais foco e consequentemente produzir mais em menos tempo, seja no trabalho ou nos estudos.
No app você define a duração das sessões de trabalho e das pausas, notificações recebidas e os detalhes para gerenciar seu tempo da melhor forma. Ele também permite acompanhar seus hábitos para saber, por exemplo, o dia da semana ou horário do dia que você produz melhor.

O app está disponível somente em inglês, o que pode ser mais um ponto positivo se você precisa de um empurrãozinho para aprender a se virar na língua do tio Sam.

2) My study life
My study life é um planner virtual para alunos e professores, ele te ajuda a organizar sua rotina de estudos, montar um calendário com as suas aulas, trabalhos e provas, configurar notificações, entre outras tarefas. Um diferencial desse app é que suas informações ficam disponíveis na nuvem, para você poder acessar seus dados e informações de qualquer dispositivo.

3) Aprovado
Aprovado é um aplicativo que auxilia quem está se preparando para o Enem, vestibular, concurso público, prova da OAB, certificações e muitos outros. Nele você registra seus estudos, configura, consulta e gera alarmes, consulta seu histórico, gera gráficos e relatórios para saber quais conteúdos você precisa estudar mais e até mesmo compartilha seu desempenho nas redes sociais.
O App Aprovado pode ser utilizado no celular, tablet ou mesmo no computador na versão web, inclusive é possível usar a versão offline do aplicativo e depois sincronizar as informações para acessar sua conta de qualquer dispositivo.

4) Evernote
Talvez esse seja um dos aplicativos mais conhecidos de organização usados para estudos, trabalho e dia a dia. Nele você pode escrever suas anotações, acompanhar tarefas e salvar qualquer documento ou imagem que você encontre online. Dentro da sua rotina de estudos, é possível incluir, por exemplo, anotações sobre o conteúdo das datas de provas, anexar documentos e salvar links. Desta forma, dá até para digitalizar as anotações do caderno do colega sobre aquela aula que você perdeu.
O aplicativo possui versão web, que sincroniza com todos os seus dispositivos, permitindo assim compartilhar informações. Este app pode ser aquela ajuda que faltava para fazer trabalhos em grupo.

5) Brain Focus Productivity Times
Este é outro aplicativo que te ajuda a manter a disciplina na sua rotina de estudos usando o método Pomodoro. Ele permite que você defina o tempo das sessões de trabalho e das pausas. Para aqueles que possuem dificuldades de deixar o mundo virtual, ele desabilita o wi-fi e os sons do celular durante o período que você esta trabalhando ou estudando, evitando assim distrações com redes sociais e outras notificações do celular. Esse recurso promete diminuir as interferências externas e, assim, fazer com que você mantenha o foco e aumente a produtividade.

6) Partiu Revisar
Uma importante parte da rotina de estudos, que nem sempre é valorizada, é a revisão. O aplicativo Partiu Revisar te ajuda a organizar essa tarefa. Com ele você pode agendar revisões na frequência que quiser para reforçar seu aprendizado nos estudos. O app foi desenvolvido com base na teoria da “curva do esquecimento”, criada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Essa teoria diz que, após longos períodos de aprendizado, nossa capacidade de assimilar novos conteúdos diminui. Por isso, revisões periódicas ajudam a fixar as informações.

Conclusão

A sua responsabilidade com as tarefas continuarão e agora você sabe que com essas dicas bacanas, existe ao seu alcance uma infinidade de app’s à sua disposição para tornar essa rotina menos cansativa e mais efetiva. Além dos aplicativos listados neste artigo, existem inúmeros outros. Basta uma breve pesquisa e você pode encontrar o mais adequado ao seu estilo. Estudar com todas essas ajudas farão com que você desenvolva bons hábitos, uma rotina mais organizada e consequentemente uma vida mais equilibrada e organizada.